Ver por meio do invisível: o cinema como tradução xamânica
Carregando...
Arquivos
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Artigo de periódico
Título alternativo
Looking through the invisible: cinema as a shamanic translation
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
O artigo retoma a trajetória do cinema realizado por diretores e coletivos indígenas no Brasil, com dedicação especial ao projeto Vídeo nas Aldeias, para explorar a hipótese de uma “crítica xamânica da economia política da imagem” (inspirada na reivindicação por Bruce Albert de uma “crítica xamânica da economia política da natureza”). Tomando duas categorias como transversais aos filmes — o antecampo e o extracampo —, buscamos nos mover pela questão: como o cinema pode assumir aspectos de um modo xamânico de
conhecimento e tradução?
Abstract
The article approaches the experience of Vídeo nas Aldeias (Video in the Villages) to explore the hypothesis of a “shamanic critique of the political economy of images” (inspired by a formulation of the anthropologist Bruce Albert). Taking two transversal categories — the off-screen space and the space behind the camera — the analyses of the films are moved by the question: how cinema could assume aspects of shamanic modes of knowledge and translation?
Assunto
Vídeo nas Aldeias (Projeto), Xamanismo, Cinema brasileiro, Documentário (Cinema), Índios no cinema, Índios Cultura
Palavras-chave
Vídeo nas Aldeias, Xamanismo, Cosmopolítica, Antecampo, Extracampo
Citação
Departamento
Curso
Endereço externo
http://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/07_brasil_106_p124-147_baixa.pdf