Ver por meio do invisível: o cinema como tradução xamânica

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Artigo de periódico

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Looking through the invisible: cinema as a shamanic translation

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Resumo

O artigo retoma a trajetória do cinema realizado por diretores e coletivos indígenas no Brasil, com dedicação especial ao projeto Vídeo nas Aldeias, para explorar a hipótese de uma “crítica xamânica da economia política da imagem” (inspirada na reivindicação por Bruce Albert de uma “crítica xamânica da economia política da natureza”). Tomando duas categorias como transversais aos filmes — o antecampo e o extracampo —, buscamos nos mover pela questão: como o cinema pode assumir aspectos de um modo xamânico de conhecimento e tradução?

Abstract

The article approaches the experience of Vídeo nas Aldeias (Video in the Villages) to explore the hypothesis of a “shamanic critique of the political economy of images” (inspired by a formulation of the anthropologist Bruce Albert). Taking two transversal categories — the off-screen space and the space behind the camera — the analyses of the films are moved by the question: how cinema could assume aspects of shamanic modes of knowledge and translation?

Assunto

Vídeo nas Aldeias (Projeto), Xamanismo, Cinema brasileiro, Documentário (Cinema), Índios no cinema, Índios Cultura

Palavras-chave

Vídeo nas Aldeias, Xamanismo, Cosmopolítica, Antecampo, Extracampo

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http://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/07_brasil_106_p124-147_baixa.pdf

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