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dc.creatorAndré Guimarães Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-19T12:46:57Z-
dc.date.available2021-08-19T12:46:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue33pt_BR
dc.citation.spage77pt_BR
dc.citation.epage93pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016226054pt_BR
dc.identifier.issn1982-2553pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37617-
dc.description.abstractThis paper observes communities of spectators in its actual appearance in films directed by (or in co-authorship with) indigenous groups. Indeed, this production (particularly within Video in the Villages project) shows that beyond of a method or procedure, exhibiting films for a unique community assumes the statute of a dispositive, which has not only cinematic implications but also cosmopolitical ones. In movies such as A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “communities of cinema” are formed, integrating the mise-en-scèneand forging a complex image, in which the group recognizes itself at discrepancy delaying.pt_BR
dc.description.resumoNa esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um procedimento ou de um método, projetar filmes a uma comunidade singular ganha o estatuto de dispositivo, com implicações não apenas cinematográficas mas cosmopolíticas. Em filmes como A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “comunidades de cinema” se formam e integram a mise-en-scène, forjando uma imagem complexa, na qual o coletivo se reconhece na defasagem de si mesmo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGaláxia (São Paulo)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeo nas Aldeiaspt_BR
dc.subjectComunidades de cinemapt_BR
dc.subjectCosmopolíticapt_BR
dc.subject.otherVídeo nas Aldeias (Projeto)pt_BR
dc.subject.otherCinema brasileiropt_BR
dc.subject.otherÍndios no cinemapt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.titleRever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolíticapt_BR
dc.title.alternativeReviewing, twisting, reversing and resuming images: film communities and cosmopoliticspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/26054pt_BR
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