Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37694
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
Other Titles: Teaching arithmetic at the primary school in the nineteenth century: the memories of Humberto de Campos
Authors: Maria Laura Magalhães Gomes
Abstract: Este artigo focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900) no que se refere à educação escolar do autor. Inicialmente, enfatiza-se a importância da escrita autobiográfica para a pesquisa em História da Educação, e especialmente para a história da educação matemática. Em seguida, apresenta-se o autor, situando-o no cenário da literatura brasileira, e discorre-se sobre os fundamentos teórico-metodológicos adotados na pesquisa com fontes memorialísticas. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas por Humberto de Campos na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.
Abstract: This article focuses on the narrative of Humberto de Campos in his first volume of memoirs (1886-1900) with regard to the education of the author. The first section emphasizes the importance of autobiographical writing for research in History of Education, and especially in History of Mathematics Education. The second section is a brief presentation of Humberto de Campos as a Brazilian writer. The next part discusses the theoretical and methodological foundations adopted for the use of autobiographical sources in research. The core of the text consists of the approach of the main school experiences narrated by Humberto de Campos in Parnaíba, in the interior of the state of Piauí, in the 1890s, highlighting practices that involve mathematical knowledge. The writer’s school memories emphasize the material precariousness of elementary education, the simultaneous teaching of many students of different levels in schools managed by a single teacher and the teaching methods based on repetition and memorization and supported in practices of punishment and humiliation of students.
Subject: Matemática - Estudo e Ensino - Brasil
Matemática - História - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969
URI: http://hdl.handle.net/1843/37694
Issue Date: Oct-2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/30969
metadata.dc.relation.ispartof: Acta Scientiarum. Education (online)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.