Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37696
Type: Artigo de Periódico
Title: História da formação de professores que ensinam matemática: no livro de memórias de uma professora paulista
Other Titles: History of the formation of teachers who teach mathematics: in the memoir of a teacher from São Paulo
Authors: Maria Laura Magalhães Gomes
Abstract: Neste artigo, focaliza-se a história da formação de professores que ensinam matemática por meio do livro de memórias da professora paulista Felicidade Arroyo Nucci, que atuou no estado de São Paulo como docente e diretora de 1933 a 1964. Entende-se a formação de professores como um processo contínuo que ultrapassa a educação acadêmica em sentido estrito, e que abrange a vida pessoal, a habilitação inicial e o trajeto profissional dos docentes. Destacam-se a autora e seu livro, com o uso de algumas passagens referentes ao ensino de matemática e a outros aspectos da vida profissional da professora. A partir desses trechos, aborda-se a história da formação de professores que ensinam matemática como uma história no feminino, entre a Igreja Católica e o Estado, e também como uma história de práticas escolares percebidas como práticas culturais. As reflexões finais são compostas de considerações teórico-metodológicas sobre o uso da escrita memorialística em investigações em História da Educação Matemática.
Abstract: This article focuses on the history of the education of teachers who teach mathematics through the book of memories written by Felicidade Arroyo Nucci, a former teacher who worked in schools in São Paulo from 1933 to 1964. Teachers’ education is viewed as a continuous process that goes beyond academic education in the strict sense, and which covers the personal life, the initial qualification and the professional path of the teachers. The author and her book stand out, with the use of some passages referring to the teaching of mathematics and other aspects of the teacher's professional life. From these passages, the history of the education of teachers who teach mathematics is considered as a history in the feminine, between the Catholic Church and the State, and also as a history of scholar practices perceived as cultural practices. The final reflections are composed of theoretical-methodological considerations on the use of memorialistic writing in investigations in History of Mathematics Education.
Subject: Professores de matemática - Formação - Brasil
Matemática - Estudo e Ensino - História - Brasil
Arroyo Nucci, Felicidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37696
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/107
metadata.dc.relation.ispartof: HISTEMAT : Revista de História da Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.