Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37723
Type: Dissertação
Title: Avaliação de sintomas de transtornos alimentares em alunos de uma universidade pública
Other Titles: Evaluation of symptoms of eating disorders in students of a public university
Authors: Gisele Araújo Magalhães
First Advisor: Cristiane de Freitas Cunha Grillo
First Referee: Alexandra Magna Rodrigues
Second Referee: João Gabriel Marques Fonseca
Abstract: Avaliar Sintomas de risco para anorexia nervosa e bulimia atraves de 2 testes validados, parece uma tarefa fácil e simples. Mas o presente estudo mostra o desafio deste procedimento. Este estudo tem como objetivo avaliar a relação do curso universitário escolhido com os sintomas de transtornos alimentares, investigando a relação existente entre o sexo. Metodologia: A população-alvo foi constituída principalmente por alunos de turmas de 3º período. A identificação dos sintomas de transtornos alimentares foi realizada através de dois questionários: EAT (Eating Attitudes Test) e BITE (Bulimic Inventory Test Edinburgh), além de um questionário demográfico, para estratificação dos dados de acordo com a idade, sexo, curso e o numero de identificação. Foi feita uma análise descritiva dessas variáveis categóricas, por intermédio de tabelas de distribuição de frequências. As variáveis contínuas foram analisadas por meio de medidas de tendência central e variabilidade. Para comparar os resultados finais das escalas EAT e BITE por sexo, período e curso, foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson para comparação de proporções, ou o teste exato de Fisher, que é apropriado para os casos em que são utilizadas amostras com pequenas frequências. Todas as análises foram feitas para o grupo total, alunos de 18 a 20 anos incompletos e alunos com 20 anos completos ou mais que se dispuseram a participar. Em todas as análises, considerou-se um nível de 5% de significância. Foi utilizado o software SPSS, versão 12.0. Resultados: dos 374 alunos entrevistados, 57,2% dos alunos entrevistados eram do sexo feminino, e 29,9% tinham menos de 20 anos de idade. A idade média foi de quase 22 anos, com máximo de 45 anos. 6,7% do total de alunos entrevistados apresentaram comportamento sintomático na escala EAT (escore > 21). Além disso, 28,7% apresentaram padrão alimentar não usual, isto é, BITE entre 10 e 19. Apenas 2,9% apresentaram comportamento alimentar compulsivo e grande possibilidade de bulimia. Os outros cursos de ciências exatas (matemática, ciências da computação, ciências atuariais, física e matemática computacional), os cursos de nutrição e de música não apresentaram nenhum caso de EAT maior que 21. As maiores prevalências foram observadas para os cursos de medicina (9,1%); outros cursos das ciências da saúde (9,5%); e ciências humanas (9,8%). Entretanto, não se pode afirmar que existe diferença significativa entre os cursos (valor-p=0,614). Com relação ao período, a maior prevalência de EAT maior que 20 ocorreu para os alunos do 3º período (7,2%), e a menor (3%), para os 1º e 2º períodos. Houve diferença significativa entre as prevalências do EAT alterado entre homens e mulheres (valor-p<0,05). Percebe-se que a prevalência de EAT > 21 foi de 10,2% entre as mulheres, e de apenas 2% entre os homens. Com relação à idade, não houve diferença significativa (valor-p>0,05); a prevalência de EAT > 21 foi de 7,5% entre os alunos com menos de 20 anos e de 6,1% entre aqueles com 20 anos ou mais. Considerações finais: Os dados de alta prevalência em estudantes do sexo feminino, corroborados com outros aspectos da literatura, demonstram a propagação do ideal de magreza nesta população específica. A não significância estatística, mas a diferença de prevalência entre os cursos escolhidos demonstra a necessidade de implementar novos métodos de avaliaçã, uma vez que alguns dados obtidos contrariam a literatura.
Abstract: Evaluate symptoms of risk for anorexia nervosa and bulimia through 2 validated tests, it seems a simple and easy task. But this study shows the challenge of this procedure. This study aims to evaluate the relationship of University course chosen with the symptoms of eating disorders, investigating the relationship between the sexes. Methodology: the target population was composed primarily of students from classes of 3rd period. The identification of the symptoms of eating disorders was held through two questionnaires: EAT (Eating Attitudes Test) and BITE (Bulimic liars Inventory Test Edinburgh), plus a demographic questionnaire for stratification of the data according to age, sex, year and the identification number. A descriptive analysis of categorical variables, through frequency distribution tables. The continuous variables were analyzed by means of measures of central tendency and variability. To compare the final results of the scales EAT and BITE by sex, period and course was used Chi-square test of Pearson for comparing proportions, or the Fisher exact test, which is appropriate for cases where samples are used with small frequencies. All analyses were made to the total Group, students from 18 to 20 years incomplete and students with 20 years or more who were willing to participate. In all analyses, a 5% level of significance. SPSS software was used, version 1.0. Results: of 374 students interviewed, 57.2% of the students interviewed were female, and 29.9% had less than 20 years of age. The median age was almost 22 years, with a maximum of 45 years. 6.7% of total students surveyed reported symptomatic behavior scale EAT (score > 21). In addition, 28.7% showed unusual food standard, i.e. BITE between 10 and 19. Only 2.9% showed great and compulsive feeding behavior to bulimia. The other courses of exact sciences (mathematics, computer science, actuarial science, physics and computational mathematics), the nutrition courses and music did not submit any case EAT larger greater than 21. The highest prevalence were observed for courses of Medicine (9.1%); other courses of Health Sciences (9.5%); and Humanities (9.8%). However, we cannot say that there is significant difference between the courses (p value = 0.614). With respect to the period, the higher prevalence of EAT larger than 20 occurred to pupils of 3rd period (7.2%), and the smallest (3%), for the 1st and 2nd periods. Significant difference between the prevalence of EAT changed between men and women (<0,05). percebe-se="" que="" a="" prevalência="" de="" eat=""> 21 p-value was 10.2% among women, and only 2% among men. With respect to age, there was no significant difference (p value > 0.05); the prevalence of EAT > 21 was 7.5% among students aged under 20 and 6.1% among those aged 20 or more. Final thoughts: The high prevalence in female students, corroborated with other aspects of literature, the propagation of ideal of leanness this specific population. No statistical significance, but the difference in prevalence among the courses chosen demonstrates the need to implement new</0,05).>methods of evaluation as show some results.
Subject: Anorexia
Bulimia
Reprodutibilidade dos Testes
Inquéritos e Questionários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37723
Issue Date: 15-Apr-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçao de Sintomas de Transtornos Alimentares Em Uma Universidade Pública.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons