Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37769
Type: Monografia (especialização)
Title: Tecnologias digitais e atualidades: movimentos de aproximação da juventude na educação básica
Authors: Marcelo Silva de Souza
First Advisor: Luiza Coutinho Martins
First Referee: Santer Alvares de Matos
Abstract: As tecnologias digitais vêm provocando mudanças nas relações entre os indivíduos e a sociedade. Entretanto, elas não têm sido incorporadas de forma expressiva nas práticas escolares, gerando um abismo entre a juventude e a escola. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar cinco Sequências Didáticas produzidas ao longo do curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, refletindo sobre o seu impacto na prática docente do autor e sobre a relação tecnologias digitais, educação e sociedade. Durante o referido curso, foram vivenciadas diferentes possibilidades de uso das tecnologias digitais na educação, tais como utilização de redes sociais, criação de apresentações virtuais e uso de áudios, vídeos e animações. Isso gerou a criação de cinco Sequências Didáticas com temáticas variadas, sendo elas: estudo do átomo, eleições, Fake News, sexualidade e genética. As sequências didáticas priorizaram, não só pelo uso de tecnologias digitais, mas, também, a abordagem de temáticas atuais, conectadas com as vidas dos estudantes. Com esse trabalho, percebe-se a necessidade de mudanças na educação que incorporem as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, que coloquem o aluno como protagonista desse processo, que busquem a formação continuada do professor e que promovam investimentos em equipamentos e na infraestrutura escolar. Com isso, espera-se uma maior aproximação entre a juventude e a escola e um diálogo mais efetivo entre a educação e as novas subjetividades colocadas na vida contemporânea.
Abstract: Digital technologies have been changing relationships between individuals and society in the past years. However, these technologies have not been significantly incorporated into school practices, creating an abyss between youth and school. In this context, the present work aims to present five didactic sequences produced during the Course “Digital Technologies and Education 3.0”, and thus reflect about their impact on the author's teaching practices and the relations between Digital Technologies, Education and Society. During the course, a great range of digital technologies, such as social networks, videos, games and animations were presented as Education tools. These tools were used to enhance teaching approaches and create five didactic sequences about the following topics: fake news, genetic, sexuality, general elections and atoms models. The topics were selected by their relevance to everyday life to reach a wider audience of students. It was noticed a need for changes in Education by adopting Digital Technologies and new approaches that allow students to became protagonists on their learning processes. Continuous teacher training and infrastructure investments are also required to promote these changes. As a conclusion, these approaches are expected to promote a greater approximation between youth and school and a more effective dialogue between Education ant the new subjectivities presented in contemporary life.
Subject: Educação tecnológica
Tecnologia educacional
Educação básica
Tecnologia - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37769
Issue Date: 21-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Tecnologias_digitais_e_atualidades.pdf919.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.