Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37773
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Utilizando sequências didáticas integradas às tecnologias de informação e comunicação na construção de conhecimentos
Autor(es): Lidiane dos Santos Freitas Lucas
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz
Primeiro membro da banca : Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Resumo: O trabalho em tela foi elaborado durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, oferecido pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Em seu prólogo foi elaborado um texto monográfico, onde a autora discorre sobre diversos episódios de sua vida pessoal e profissional. Também estão inseridas no presente texto cinco sequências didáticas que foram elaboradas e direcionadas a professores/as das áreas de conhecimento das disciplinas de Matemática e de Ciências da Educação Básica – Ensino Fundamental. Buscou-se utilizar em cada sequência didática elaborada pelo menos um recurso tecnológico e uma habilidade existente no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acredita-se que as Sequências Didáticas aqui apresentadas propiciem aos docentes que desejaras reproduzir terem condições de trabalhar em sala de aula, tendo ferramentas tecnológicas como foco e pano de fundo envolvente e de fácil acesso e que podem proporcionar ambientes que favorecem a criação e o compartilhamento do conhecimento de forma colaborativa e coletiva entre os estudantes. Além disso, espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, de forma significativa, necessária para ampliar e fortificar o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The work on screen was elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais. In her prologue, a monographic text was elaborated, where the author discusses several episodes of her personal and professional life. Also included in this text are five didactic sequences that were elaborated and directed to teachers in the areas of knowledge of the disciplines of Mathematics and Basic Education Sciences - Elementary School. We tried to use in each didactic sequence elaborated at least one technological resource and a skill existing in the document of the Common National Curriculum Base (BNCC). It is believed that the Didactic Sequences presented here provide teachers who wish to reproduce them to be able to work in the classroom, having technological tools such as an engaging focus and background that can provide environments that favor the creation and sharing of knowledge collaboratively and collectively among students. In addition, it is expected that this work will contribute to the development of new pedagogical practices, in a significant way, necessary to expand and strengthen the learning teaching process.
Assunto: Educação tecnológica
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37773
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDIANE DOS SANTOS FREITAS LUCAS - Alterações Biblioteca (3).pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.