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dc.contributor.advisor1Ramon Molina Vallept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829213681738514pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mario Eduardo Santos Martinspt_BR
dc.contributor.referee1José Guilherme Coelho Baetapt_BR
dc.contributor.referee2Fabrício José Pacheco Pujattipt_BR
dc.contributor.referee3Sérgio de Morais Hanriotpt_BR
dc.contributor.referee4Vinícius Bernardes Pedrozopt_BR
dc.creatorVinícius Rückert Rosopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8659050458799946pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T19:12:37Z-
dc.date.available2021-08-26T19:12:37Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37797-
dc.description.abstractAs legislações ambientais e o custo do combustível têm influenciado no desenvolvimento de novas tecnologias em motores de combustão interna. Neste sentido, o emprego de misturas pobres emerge como uma estratégia promissora, permitindo aliar baixo consumo de combustível e baixos níveis de emissões. Apesar das vantagens, a queima de misturas pobres depende de diversos fatores para que ocorra uma combustão estável. Neste contexto, o uso do conceito de ignição por pré-câmara em motores que originalmente utilizem ignição por centelha tem eficácia comprovada, sendo uma alternativa para atender as restrições em emissões impostas pela legislação. Entretanto, a maioria das pesquisas observadas na literatura são realizadas em regime permanente de carga e rotação, sendo poucas as abordagens que consideram sistemas de ignição por pré-câmaras aplicadas à veículos. Com isso, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento de um sistema de ignição por pré-câmaras (PCIS), em termos de consumo de combustível e emissões de gases de exaustão, quando submetido à condições de condução veicular. Para isso, realizaram-se testes em condições estacionárias de operação em um motor Ford Sigma 1.6 16v em um dinamômetro de bancada passivo, com etanol como combustível na câmara principal e hidrogênio nas pré-câmaras, obtendo-se parâmetros de combustão, emissões gasosas e consumo de combustível, possibilitando a comparação com o motor original. Os mapas de operação para as variáveis de interesse foram utilizados como dados de entrada em modelos computacionais do software GT-Power, que simularam o motor instalado em um veículo Ford Fiesta através da interpolação das características estacionárias. Os resultados da estimativa de aplicação veicular do conceito PCIS nos ciclos HWFET (Highway Fuel Economy Test) e FTP-75 (Federal Test Procedure) apontaram para reduções de até 7% no consumo médio de combustível, de 4% nas emissões médias de CO2, de 85% nas emissões médias de NOx e de 65% nas emissões médias de CO se comparado à ignição original por centelha. Com isso, o uso do conceito PCIS apresenta potencial para a redução dos gases emitidos em motores veiculares, permitindo que sejam simplificados os sistemas de pós tratamento adotados para atendimento das legislações.pt_BR
dc.description.resumoEnvironmental legislation and fuel costs have influenced to development of new technologies in internal combustion engines. In this sense, the use of lean combustion emerges as a promising strategy, allowing low fuel consumption and pollutant emissions. Despite the advantages, lean combustion depends many factors to achieve stable combustion. In this context, the concept of pre-chamber ignition in SI engines has a proven effectiveness, being an alternative to meet the restrictions imposed by legislation standards. However, the most part of the investigations observed in literature are carried out at stationary points of engine load and speed, with few approaches that consider pre-chamber ignition systems application in vehicles. Thereby, the objective of this work is to evaluate a commercial engine equipped with a prototype of stratified pre-chamber ignition system (PCIS), in terms of fuel consumtion and engine-out emissions, when in vehicular driving application. For this, a Ford Sigma 1.6 16v engine was tested in a passive dynamometer bench considering stationary conditions, using ethanol as fuel in the main chamber and hydrogen as fuel in the prechamber, providing combustion, exhaust emissions and fuel consumption parameters, allowing the comparison with original engine. Operation maps for the variables of interest were used as input data in GT-Power computational models, simulating as the engine was installed in a Ford Fiesta through the interpolation of the steady-state points. The estimative for vehicular application of the PCIS concept points to reductions for the HWFET (Highway Fuel Economy Test) and FTP-75 (Federal Test Procedure) of up to 7% in average fuel consumption, from 4% in average CO2 emissions, of 85% in average NOx emissions and of 65% in average CO emissions, if compared to the original ignition by spark plug. Thus, the use of PCIS concept presents potential to reduce engine-out emissions from vehicular engines, allowing the simplification of the aftertreatment systems considered for legislation compliance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectIgnição com pré-câmaraspt_BR
dc.subjectEmissõespt_BR
dc.subjectMisturas pobrespt_BR
dc.subjectCombustão pobrept_BR
dc.subjectLegislação veicularpt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis - Igniçãopt_BR
dc.subject.otherMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.otherSimulação (Computadores)pt_BR
dc.titleAnálise de desempenho e emissões de um motor do ciclo otto com sistema de ignição com pré-câmaras em condições de operação veicularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6001-6731pt_BR
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