Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Alex Fabiani de Brito Torrespt_BR
dc.creatorIsabela Olanda Rivair de Assispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5119073980447907pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T22:14:46Z-
dc.date.available2021-08-26T22:14:46Z-
dc.date.issued2021-05-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37804-
dc.description.abstractThe school, as a training space, constitutes, par excellence, as the place where reading is configured as learning to be planned and systematized. However, there are challenges in relation to the reader experiences, such as the decontextualized practice of reality and fragmented teaching, in which, many times, the school leaves the responsibility of the Portuguese teacher, the responsibility for reading as a training base. It is known that language practices, such as reading, writing, textual production and assigning meanings to a communicational situation, are essential practices in all curricular disciplines. Thus, the work aims, through bibliographic research, referenced by Gil (1991; 2008), to seek alternatives to break with the fragmented view of reading. A cut is made in the 6th year because it is a transition phase in which there is an increase in subjects and teachers, and a sudden change in the affective relationship between student-teacher, as pointed out by Dias-da-Silva (1997), as well as imposition by autonomy, without it being built. Notes on reading based on Freire (1996), Kleiman (1999; 2016a and 2016b; 2018) and Rojo (2004); interdisciplinarity and teaching projects with input from Freire (1996), Kleiman (1999; 2016a and 2016b; 2018), Rojo (2004), Fazenda (2013), Hernández and Ventura (1998) and Hernández (1998), for the construction of proposal presented at the end of the discussions, which also counts on the contribution of official documents, such as LDB (BRASIL, 2017), PCN (BRASIL, 1998), DCN (BRASIL, 2013) and BNCC (BRASIL, 2018). It is a reading project using the book Kiese – História de um africano no Brasil (DREGUER, 2015), as material that guides the experiences. It is expected that the applicability of the proposed project later and allied to the presented reflections, can provide a collaborative pedagogical work capable of understanding the specificities of the subjects, providing the construction of knowledge allied to the contexts in which they are inserted, thus offering conditions for understanding and reality intervention.pt_BR
dc.description.resumoA escola, enquanto espaço de formação, constitui-se, por excelência, em o lugar onde a leitura configura-se como aprendizagem a ser planejada e sistematizada. Contudo, existem desafios em relação às vivências leitoras, tais como a prática descontextualizada da realidade e o ensino fragmentado, em que muitas vezes, a escola deixa a cargo do professor de Português, a responsabilidade pela leitura enquanto base de formação. Sabe-se que as práticas de linguagem, como leitura, escrita, produção textual e atribuição de significados a uma situação comunicacional são práticas essenciais em todas as disciplinas curriculares. Dessa forma, o trabalho visa, por meio de pesquisa bibliográfica, referenciada por Gil (1991; 2008), buscar alternativas para romper com a visão fragmentada da leitura. Faz-se um recorte no 6º ano por ser uma fase de transição em que há aumento de disciplinas e professores, e uma brusca mudança na relação afetiva entre aluno-professor, como aponta Dias-da-Silva (1997), bem como imposição por autonomia, sem que essa seja construída. Levanta-se apontamentos sobre leitura com base em Freire (1996), Kleiman (1999; 2016a; 2016b; 2018) e Rojo (2004); interdisciplinaridade e projetos de ensino com aporte de Freire (1996), Kleiman (1999; 2016a; 2016b; 2018), Rojo (2004), Fazenda (2013), Hernández e Ventura (1998) e Hernández (1998), para a construção da proposta apresentada ao final das discussões, com base nas contribuições dos documentos oficiais, como LDB (BRASIL, 2017), PCN (BRASIL, 1998), DCN (BRASIL, 2013) e BNCC (BRASIL, 2018). Trata-se de um projeto de leitura que utiliza o livro Kiese – História de um africano no Brasil (DREGUER, 2015), como material condutor das vivências. Espera-se que a aplicabilidade do projeto proposto, posterior e aliado às reflexões apresentadas, possa propiciar um trabalho pedagógico colaborativo, capaz de compreender as especificidades dos sujeitos, proporcionar a construção dos conhecimentos aliados aos contextos em que se inserem e oferecer, assim, condições para compreensão e intervenção na realidade do aluno no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Leiturapt_BR
dc.subjectFragmentação curricularpt_BR
dc.subjectProjetos de trabalhopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino Fundamental) – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleKiese - História de um africano no Brasil: uma proposta de projeto de leitura interdisciplinar para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeKiese - History of an African in Brazil: a proposal for an interdisciplinary reading project for the 6th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Isabela Olanda Rivair de Assis_PROLEITURA_2021.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons