Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Durcelina Ereni Pimenta Arrudapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0474424779872803pt_BR
dc.contributor.referee1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Alecir Franciso de Carvalhopt_BR
dc.creatorQuézia Andrade da Conceiçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740715610727269pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T23:07:02Z-
dc.date.available2021-08-26T23:07:02Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37805-
dc.description.abstractPedagogical Robotics (PR) has been the target of actions by the Belo Horizonte Municipal Education Secretariat (SMED) for educational practices in elementary education since 2018. It was observed from an initial investigation on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that scientific studies on this type of Educational Technology have been developed in colleges in non-educational areas. There is also a lack of studies on PR in the years prior to elementary school and on PR practices in municipal schools in Belo Horizonte that already have projects for their use. This research was developed at UFMG's professional master's degree, PROMESTRE and sought to understand the potential use of Pedagogical Robotics in three public schools of Municipal Education Network of Belo Horizonte (RMEBH). To achieve this goal, this research was developed in an explanatory case study of the qualitative nature. Regarding the field research, questionnaires and interviews were applied and the practice of PR was observed in one of the schools. An informative and experimental website on Pedagogical Robotics was also developed, with reflections and didactic notes to encourage and mediate the work of documents. The results demonstrated that PR has potential in both curricular areas and social aspects. It was also found that the projects of the schools surveyed happen much more by groups of the school group itself than by SMED actions. However, we realize that these actions are also quite important, especially for schools that are unfamiliar, and that a PR is not unique to a specific cycle or area, as teachers of various disciplines and cycles are responsible for projects, which It also highlights its multidisciplinary and interdisciplinary role. Thus, it is expected to contribute conceptually to reflections and practices involving Pedagogical Robotics in the school space.pt_BR
dc.description.resumoA Robótica Pedagógica (RP) vem sendo alvo de ações da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED) para práticas educacionais no Ensino Fundamental desde o ano de 2018. Observou-se a partir de uma investigação inicial no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que estudos científicos sobre esse tipo de Tecnologia Educacional têm sido desenvolvidos em faculdades de áreas não educacionais. Há também uma falta de estudos em relação à RP nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre as práticas da RP nas escolas municipais de Belo Horizonte que já possuem projetos para a sua utilização. Esta investigação foi desenvolvida no Mestrado Profissional da UFMG, PROMESTRE, e buscou compreender as potencialidades de uso da Robótica Pedagógica em três escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH). Para alcançar esse objetivo, esta pesquisa foi desenvolvida em forma de um estudo de caso explicativo de natureza qualitativa. Em relação à pesquisa de campo, foram aplicados questionários e entrevistas, bem como observação da prática da RP em uma das escolas. Foi desenvolvido, também, um website informativo e experimental, acerca da temática Robótica Pedagógica, com reflexões e apontamentos didáticos para incentivar e mediar o trabalho de docentes. Os resultados demonstraram que a RP possui potencialidades tanto nas áreas curriculares escolares quanto em aspectos sociais. Verificou-se, também, que os projetos das escolas pesquisadas acontecem muito mais por anseios do grupo de professores do que por ações da SMED. Todavia, percebeu-se que essas ações são bastante importantes, particularmente para as escolas que não a conhecem, e que a RP não é exclusiva de um ciclo ou de determinada área, uma vez que docentes de diversas disciplinas e ciclos são responsáveis pelos projetos, o que também evidencia o seu papel multidisciplinar e interdisciplinar. Espera-se, dessa forma, contribuir conceitualmente para reflexões e práticas que envolvam a Robótica Pedagógica no espaço escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRobótica Pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherRobótica -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherRobôs -- Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) -- Educaçãopt_BR
dc.titleO uso da robótica pedagógica em três escolas municipais de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.