Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516263904806475pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.contributor.referee1Fernando Henrique Aguiar Valept_BR
dc.contributor.referee2Maria Auxiliadora Drumondpt_BR
dc.creatorElaine Cristina de Pinho Coelhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779952467290220pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T10:58:05Z-
dc.date.available2021-09-08T10:58:05Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37929-
dc.description.abstractThis paper presents a stream teaching concerning Brazilian Biomes, developed with students in the 3rd year of public high school from Guanhães/MG. The objective was to encourage students through a planning and development of investigative activities and educational games. The students recognized the main characteristics of Brazilian Biomes, their conservation status and the challenges of preservation, and where their own district resides on. Students, in general, have great difficulty with this topic, which is often neglected by the biology teacher. This may be due to the different types of Brazilian Biomes and World Biomes, and also the difficulty of memorizing so many peculiar characteristics among them. It is common for students to remain in doubt, especially about the biome of the region where they live. For the development of the proposal the students were divided into groups and each of them worked with one of the biomes present in Brazil. The students were encouraged to characterize these biomes considering climatological aspects, geomorphological aspects, rainfall and vegetation. Based on this information, the students investigated their own district’s biome, characterizing its state of conservation and main threats. In addition, they proposed the construction of educational games. This project had its results presented to the school community during a science fair. Its execution helped students to understand the dynamics of Brazilian biomes and to distinguish them through their vegetation characteristics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática sobre biomas desenvolvida com alunos no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município de Guanhães/MG. O objetivo foi estimular, por meio do planejamento e desenvolvimento de atividades investigativas e jogos didáticos, estudantes a reconhecerem as principais características dos biomas brasileiros, seus estados de conservação, os desafios para sua preservação e em qual deles se insere o munícipio onde residem. Os alunos, no geral, apresentam grande dificuldade com este tema que é frequentemente relegado pelo professor de Biologia. Talvez isso ocorra pelos diferentes tipos de biomas do Brasil e do Mundo, e a dificuldade de memorizar tantas características peculiares. É comum os alunos permanecerem com dúvidas, especialmente sobre o bioma da região onde vivem. Para o desenvolvimento da proposta, a turma de estudantes foi dividida em grupos e cada um deles trabalhou com um dos biomas presentes no Brasil. Os alunos foram estimulados a caracterizar os referidos biomas considerando aspectos climatológicos, geomorfológicos, pluviométricos e vegetacionais. Baseados nestas informações, eles investigaram o bioma do município onde vivem, caracterizando seu estado de conservação, ameaças principais e propuseram a construção de jogos didáticos. Este projeto teve seus resultados apresentados à comunidade escolar durante uma feira de ciências. Sua execução contribuiu para os alunos compreenderem a dinâmica dos biomas brasileiros e distingui-los por meio das características da vegetação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAtividade Investigativapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEcossistemapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleBiomas em foco: um estudo investigativo com alunos do ensino médio em uma escola pública de Guanhães/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4951-9597pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcmfinalElainepdfA.pdfTCM ElainePinho7.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.