Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37936
Type: Tese
Title: Esdra “Neném” Ferreira: uma investigação sobre seu estilo de tocar bateria
Other Titles: Esdra “Neném” Ferreira: an investigation about your drumming style
Authors: André Machado Queiroz
First Advisor: Fernando de Olveira Rocha
First Referee: Daniel Marcondes Gohn
Second Referee: Guilherme Marques Dias
Third Referee: Leandro Barsalini
metadata.dc.contributor.referee4: Mauro Rodrigues
Abstract: O presente trabalho apresenta estudo sobre o estilo de tocar bateria do músico Esdra Expedito Ferreira, conhecido como Neném, baterista de grande relevância no cenário musical de Minas Gerais. A biografia do músico mostra que sua formação musical, na infância, veio do samba, do candomblé e dos temas de jazz que ouvia em casa com seu pai. Já na juventude, recebeu influências de bateristas americanos, brasileiros e de alguns músicos com quem tocou. Ao longo do trabalho, percebe-se como essa formação foi importante na construção de seu estilo. Três conceitos importantes para esta tese – estilo, interação e transcrição – são abordados no capítulo 2, a partir de diversas referências bibliográficas (Monson, Cardoso, Maranesi, Meyer, Rodrigues). A análise do estilo de Neném utiliza, além desses conceitos, depoimentos feitos por músicos que fazem parte da trajetória de Neném e transcrições (acompanhadas de áudios originais) de suas performances em diferentes contextos musicais onde atua. O capítulo 3 analisa seu primeiro disco autoral, Suíte para os Orixás, deixando claro seu conhecimento sobre o candomblé e como sua formação de Ogã influencia em composições e performance na bateria, bem como capacidade de interagir com músicos e músicas. O capítulo 4 analisa seu segundo disco autoral, Coração Tambor, e ressalta a versatilidade da performance de Neném e sua capacidade de adaptação a diferentes composições e formações musicais. O capítulo 5 analisa a performance de Neném no samba e deixa evidente toda sua bagagem neste gênero, ao permitir identificar formas pessoais de ele tocar, isto é, algumas de suas assinaturas. No capitulo 6 é abordada a relevância de Neném no cenário da música de Minas Gerais, a partir de depoimentos de parceiros importantes em sua carreira (além de algumas transcrições pontuais). Ficam claros a admiração, respeito e reconhecimento da sua alta capacidade técnica, rica cultura rítmica e musical e à sua dedicação e capacidade de adaptação em cada projeto com que se envolve. Todas as análises permitiram identificar características marcantes no estilo de Neném, tais como alta capacidade de interação, memorização, de se adaptar a projetos musicais variados, e construção de interpretações baseadas em referências simbólicas, como a poesia na canção. Também permitiram identificar elementos recorrentes na sua forma de tocar bateria, como: a tendência de se apoiar em um padrão rítmico básico fazendo variações constantes, coordenação motora avançada, grande desenvoltura no uso do chimbal com o pé esquerdo e grande domínio sobre questões mais complexas de ritmo, como a performance de polirritmias, ritmos cruzados e de compassos ímpares.
Abstract: This work presents a study of the performance style of Esdra Expedito Ferreira, or Neném, a drummer of great relevance to the music scene of Minas Gerais. His early musical formation came from samba, candomblé, and jazz themes that he heard at home with his father as a child. Later, in his youth, he was influenced by some American and Brazilian drummers, and by other musicians with whom he played. Analysis of his drumming technique demonstrates how important these influences were to the development of his style. Using bibliographic references (MONSON, CARDOSO, MARANESI, MEYER, RODRIGUES), Chapter 2 presents a study of three keywords used in this work: style, interaction, and transcription. Along with these theoretical foundations, Neném’s performances and style are analyzed using the testimonies of musicians who were part of his trajectory, as well as audios and transcriptions of his playing. Chapter 3 analyzes his first authorial album, “Suite for the Orixãs,” in which his knowledge of candomblé and his Ogã training are clear: evident both in his performances on the drums and in his interactions with the other musicians and with the songs themselves. In Chapter 4 his second authorial album, “Coração Tambor,” is discussed. Here his versatility and ability to adapt to the different compositions and musical formations used in each track are clear. Chapter 5 examines Neném’s performances in samba, in which we perceive his training and background in this genre, as well as a record of his signature playing styles. Chapter 6 looks at his place in the musical scene of Minas Gerais. His relevance is evident by the unanimous respect and admiration expressed by his peers and musical partners, all of whom recognize his technical capacity, rich rhythmic and musical culture, and his dedication and adaptability to the context of each musical project. Striking characteristics of his style can be identified through these analyses, such as his ability to interact and memorize, to interpret the poetry of each song, and his adaptability. Recurrent elements of his drumming style include: constant variations over a basic rhythmic pattern, advanced motor coordination, resourcefulness in the use of the hi-hat with his left foot, and mastery of complex rhythmic issues such as the performance of polyrhythms, cross-rhythms and odd measures.
Subject: Performance musical
Bateria (Música)
Ferreira, Esdra Expedito
Bateristas - Minas Gerais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37936
Issue Date: 2-Jul-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Machado Queiroz - Tese, pdf:A.pdf7.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.