Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37945
Tipo: Monografia (especialização)
Título: 10 ferramentas de gestão estratégia para controle dos tempos de resposta em contexto pós-pandemia
Autor(es): Leon Miranda Costa
Primeiro Orientador: Jonathan Simões Freitas
Primeiro membro da banca : Jonathan Simões Freitas
Segundo membro da banca: André Magalhães Gomes
Resumo: O presente artigo tem por objetivo selecionar, apresentar, definir, avaliar e discutir dez ferramentas de gestão estratégica que podem ser aplicadas para redução do lead time produtivo e controle do turnaround time em período pós-pandemia (COVID-19). Pandemia esta que alterou o cenário econômico global e exige cada vez mais dos gestores pensamento reflexivo e estratégico. Para isso, é importante que os gestores possuam conhecimento e habilidades e façam uso de ferramentas disponíveis para a gestão estratégica. Através desse estudo, foi possível verificar que há várias opções de estratégia que podem ser utilizadas, isoladas ou combinadas, para transpor os desafios do mercado em constante transição. As empresas podem adotar posicionamentos resilientes, ou flexíveis, isto é, adaptáveis frente às realidades ou mesmo focar na previsibilidade das demandas, sendo, portanto, meios de se relacionar com as várias facetas de economias e cadeias de suprimento dinâmicas. Concluiu se que cada estratégia possui suas forças e fraquezas e as empresas precisam entender as oportunidades que as cercam e, de posse do conhecimento das ferramentas estratégicas disponíveis, aplicá-las como meios para alcançar os objetivos organizacionais.
Abstract: This article aims to select, present, define, evaluate and discuss ten strategic management tools that could be applied to reduce productive lead time and turnaround control, on postpandemic (COVID-19) period. The pandemic in which has changed the global economic scenario and requires from managers, even more, a reflexive and strategic thought. To do so, it is important to managers to have knowledge and skills and use the available tools to strategic management. Throughout the study, it was possible to verify that there are a plenty of options that can be used, isolated or combined, to overpass the market challenges, which are on constant transition. Companies can adopt positions such as resilience, or adaptability or focus on demand predictability, being ways to relation with the different faces of dynamism of economy and supply chains. Then, it was possible to conclude that each strategy has its own strongness and weakness and companies need to understand the opportunities, based on knowledge of available strategic tools, in order to apply as ways to achieve the organizational goals.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37945
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Final-LeonMCosta-CEGE-UFMG.pdfMonografia (Artigo)1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.