Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37954
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dc.creatorRegiane Lucas de Oliveira Garcêzpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T18:20:36Z-
dc.date.available2021-09-08T18:20:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue40pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.issn2177-3092pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37954-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo analisar os processos de representação política não eleitoral ou discursiva que emergem do debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdas. Buscamos responder como fontes de autoridade (Saward, 2009) são acionadas no ato de representar pelos surdos e pessoas com deficiência integrantes dos movimentos sociais. Em particular, destacamos aquelas fontes de autoridade relacionadas a) à presença física ou identidades adscritivas (Gutman, 2003) e b) à auto afirmação das identidades ou autoadscrição. As unidades de análise (representative claims) (Saward, 2010) foram extraídas de a) um grupo de lideranças surdas do Facebook, b) uma audiência pública do judiciário e c) Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que a) o corpo é uma fonte de autoridade tão importante quanto o próprio discurso, b) o uso da língua de sinais revela uma dimensão de intraduzibilidade exposta pela presença, c) aspectos culturais das línguas de sinais promovem rupturas nas dinâmicas convencionais de representação e d) a coletivização das questões requer uma fusão de horizontes capaz de incorporar a diferença surda na sua corporalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Anual da ANPOCSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação discursivapt_BR
dc.subjectIdentidade adscritivapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subject.otherSurdospt_BR
dc.subject.otherSurdos Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAutoridade Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCorpo humano Aspectos simbólicospt_BR
dc.titleA corporeidade como fonte de autoridade na representação política discursiva: um estudo sobre a presença de surdos sinalizantes em discussões relacionadas à educação especialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anpocs.com/index.php/papers-40-encontro/st-10/st11-8pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-0620-6566pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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