Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847776763284981pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Daniel de Sena Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Nilma Lino Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.creatorDébora Rodrigues Azevedo Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096088728914695pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T17:15:55Z-
dc.date.available2021-09-10T17:15:55Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37982-
dc.description.abstractSince the last decades of the last century, quilombos have become an expressive phenomenon of black resistance to slavery and research on quilombola communities in Brazil has intensified. This study seeks to reconfigure narratives about quilombos by rediscussing traditional practices in a specific community, the Pinhão quilombo, located in the city of Santa Luzia, Minas Gerais. Developed by a quilombola researcher - which alters the place of enunciation - considers the role of women in sustaining the quilombo and focuses on the craftsmanship of social practices (Santos- 2019) based on reports from thirteen women. The dissertation is organized in four chapters from the introduction; the second chapter, which presents a detailed description of the research field; the third chapter, which discusses the craftsmanship of the social practices of women in Pinhões; and the fourth chapter, which brings the social practice of women closer to the different forms of education in the quilombo, the role of teachers and their contribution to the institutionalization of schooling in the territory. The conclusions make considerations about the dynamics of memory and highlight the agency of women in the community, enabling other possibilities of existence in the territory. The reflections were accompanied by the notions of memory, tradition and narrative (Bhabha, 2013; Smith 1999; Cusicanqui 2010; Correa, 2018; Martins 2013, 2018); epistemic justice and epistemicide (Santos, 2010); race and racism (Gomes, 2012, 2017; Carneiro, 2015; hooks, 2017); and clerk (Evaristo 2005, 2016).pt_BR
dc.description.resumoDesde as últimas décadas do século passado os quilombos passaram a configurar um fenômeno expressivo da resistência negra à escravidão e as pesquisas sobre comunidades quilombolas no Brasil se intensificaram. Este estudo busca reconfigurar narrativas sobre quilombos por meio da rediscussão de práticas tradicionais em uma comunidade específica, o quilombo de Pinhões, localizado na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. Desenvolvido por uma pesquisadora quilombola – o que altera o lugar de enunciação – considera o protagonismo das mulheres na sustentação do quilombo e focaliza a artesania das práticas sociais (Santos, 2019) a partir de relatos de treze mulheres. A dissertação está organizada em quatro capítulos a contar da introdução; o segundo capítulo que apresenta uma descrição detalhada do campo de pesquisa; o terceiro capítulo que discute a artesania das práticas sociais das mulheres de Pinhões; e o quarto capítulo que traz a aproximação da prática social das mulheres com as diferentes formas de educação no quilombo, a atuação das professoras e sua contribuição para a institucionalização da escolarização no território. As conclusões tecem considerações acerca da dinâmica da memória e destacam a agência das mulheres da comunidade viabilizando outras possibilidades de existência no território. As reflexões foram acompanhadas pelas noções de memória, tradição e narrativa (Bhabha, 2013; Smith 1999; Cusicanqui 2010; Correa, 2018; Martins 2013, 2018); justiça epistêmica e epistemicídio (Santos,2010); raça e racismo (Gomes, 2012, 2017; Carneiro, 2015; hooks, 2017 ); e escrevivência (Evaristo 2005, 2016).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectArtesania das práticas sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherQuilombos - Pinhões (Santa Luzia, MG)pt_BR
dc.subject.otherQuilombos - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherComunidades Tradicionaispt_BR
dc.subject.otherQuilombolas - Mulherespt_BR
dc.subject.otherMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.otherNegras - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherMemória coletivapt_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.titleA artesania das práticas sociais e a existência inventiva das mulheres do Quilombo de Pinhõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons