Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Simões Guimarães e Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7976399707851859pt_BR
dc.contributor.referee1Henrique Resende Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Raoni Barros Bagnopt_BR
dc.creatorFabricio Garcia Leãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437210829752268pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T18:56:51Z-
dc.date.available2021-09-10T18:56:51Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37985-
dc.description.abstractPivoting is an important tool for developing viable business models. However, the decision to pivot is difficult, it implies abandoning an initial startup idea, changing the initial business assumptions. Through a survey, data were collected by standardized online questionnaires, obtaining 109 valid responses from Brazilian companies. A multivariate regression analysis was used to test the study hypotheses. The survey results indicate that the more mature the performance metrics system used by startup, the less likely it is to pivot. Another factor that can determine the number of pivoting is the technology involved, in the sense that a startup that uses a lot of embedded technology in its business is less likely to pivot. The results obtained even though an entrepreneur's experience can help reduce the chances of pivoting, when the technology factor does not enter the equation. The findings of this research help entrepreneurs and professionals who are currently in the innovation ecosystem to add empirical knowledge to the Brazilian reality.pt_BR
dc.description.resumoPivotar é uma importante ferramenta para desenvolvimento de modelos de negócio viáveis. No entanto, a decisão de pivotar é difícil, implica em abandonar a ideia inicial da startup, ou seja, mudar as pressuposições iniciais do negócio. Através de um survey, cujos dados foram coletados por meio de questionários padronizados online, obteve-se 109 respostas válidas de empresas brasileiras. A análise de regressão multivariada foi utilizada para testar as hipóteses do estudo. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais maduro o sistema de métricas de performance utilizado pela startup, menores são as chances de pivotar. Outro fator que pode determinar o número de pivotagem é a tecnologia envolvida, no sentido de que a startup que utiliza muita tecnologia embarcada no seu negócio tem menos probabilidade de pivotar. Os resultados sugerem ainda que a experiência do empreendedor pode ajudar a reduzir as chances de pivotagem, quando o fator tecnologia não entra na equação. Os achados dessa pesquisa auxiliam os empreendedores e profissionais que atual no ecossistema de inovação a agregar conhecimento empírico para a realidade brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectMetodologia lean startuppt_BR
dc.subjectPivôpt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherStart uppt_BR
dc.titlePivotar ou perseverar: uma avaliação sobre o fenômeno de pivotagem no contexto brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2022-05-20-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Fabricio Leao_ Pivotar ou Perseverar pdfa.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.