Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38014
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020354577253131pt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Gustavo Franco Silveirapt_BR
dc.contributor.referee3Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.creatorAndré Ricardo Alves Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2610019604848111pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T18:57:42Z-
dc.date.available2021-09-14T18:57:42Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38014-
dc.description.abstractWithin the teaching of Biology there is a wide variety of contents to be worked on, we highlight, in this work, the teaching of Genetics and health, from the perspective of the process of scientific literacy (CA) and contextualization. In these processes, the teacher must foster, in the student, the acquisition of biological knowledge, the mastery of concepts that allow them to understand the scientific aspects involved, for example, in a disease, seeking to bring the contents of the disciplines of the students' daily lives together, so that they can expand their understanding of reality and perceive more meaning in knowledge. Thus, this work has as a general objective to develop and analyze a didactic sequence (SD) that can help to understand cancer as a genetic disease, using mainly the study and elaboration of stories comic books (comics) as a didactic modality. In addition to this, other modalities were used in the sequence, such as dramatic reading, video, discursive questions and interpretation of textbooks with systematization of knowledge through production authoring of comics by students, stimulating their protagonism. That said, reading, study and production of comic books intends to make teaching more playful, creative, bringing together the biological contents of the student's reality. In this bias, the DS was analyzed regarding the presence of the axes, indicators and categories of questions that encourage AC and contextualization and also the compatibility of its objectives and methodology with educational principles contained in official normative documents of education.pt_BR
dc.description.resumoDentro do ensino de Biologia há uma grande variedade de conteúdos a serem trabalhados, destacamos, neste trabalho, o ensino da Genética e saúde, na perspectiva do processo de alfabetização científica (AC) e da contextualização. Nesses processos, o docente deve fomentar, no estudante, a aquisição de saberes biológicos, o domínio de conceitos que permitam, a eles, entender os aspectos científicos envolvidos, por exemplo, em uma doença, procurando aproximar os conteúdos das disciplinas do cotidiano dos discentes, para que assim eles consigam ampliar a compreensão da realidade e perceber mais significado no conhecimento. Assim, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver e analisar uma sequência didática (SD) que possa auxiliar na compreensão do câncer como uma doença genética, utilizando principalmente do estudo e elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) como modalidade didática. Além dessa, outras modalidades foram utilizadas na sequência, como a leitura dramática, vídeo, questões discursivas e interpretação de texto didático com sistematização de conhecimentos através da produção autoral de HQs pelos estudantes, estimulando o seu protagonismo. Posto isso, a leitura, o estudo e a produção das HQs pretende tornar o ensino mais lúdico, criativo, aproximando os conteúdos biológicos realidade do discente. Nesse viés, a SD foi analisada quanto à presença dos eixos, indicadores e categorias de perguntas que fomentam a AC e a contextualização e também quanto a compatibilidade de seus objetivos e metodologia com princípios educacionais contidos em documentos normativos oficiais da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectCâncerpt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherNeoplasiaspt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleOs genes e o câncer: estudando e construindo histórias em quadrinhos para compreender o câncer como uma doença genéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS GENES E O CÂNCER ESTUDANDO E CONSTRUINDO.pdf6.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons