Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38026
Type: | Dissertação |
Title: | Adolescência, escola e pandemia: contribuição da psicanálise à educação |
Authors: | Marcos Venancio Mendes |
First Advisor: | Mônica Maria Farid Rahme |
First Co-advisor: | Libéria Rodrigues Neves |
First Referee: | Margaret Pires do Couto |
Second Referee: | Michele Aparecida de Sá |
Abstract: | Esta pesquisa de orientação psicanalítica aborda os efeitos do distanciamento social decorrentes da pandemia do Covid-19, na travessia e constituição subjetiva de adolescentes de escolas públicas. O trabalho teve como objetivo geral verificar como estes sujeitos lidaram com as implicações decorrentes desse tempo de incertezas e angústias reverberadas pela pandemia, partindo, para tanto, de seus próprios discursos. Buscou-se identificar, ainda, a emergência de movimentos de segregação que possibilitassem relacionar esse fenômeno às vivências do sujeito adolescente no contexto escolar. Como desenho metodológico, foram realizados cinco encontros de conversa virtual com quatro adolescentes, sendo duas adolescentes do sexo feminino e dois do sexo masculino. As conversas foram realizadas por meio de um aplicativo de videochamadas. Como resultado, o estudo demonstrou o caráter ambivalente da segregação, ora aparecendo como dimensão estruturante das relações humanas, ora como efeito de discurso. Além disso, a pesquisa indicou o quanto a falta do espaço físico da escola é sentida por estes adolescentes, como um lugar permeado de possibilidades de se (re)inventarem diante do turbulento tempo da adolescência; sinalizado pela não adaptabilidade desses jovens ao Ensino Remoto Emergencial. Evidenciou-se a importância da escola na travessia adolescente como um local que influencia, espontaneamente, na constituição psíquica desses sujeitos. E, por fim, apontou a necessidade da circulação da palavra e da escuta dos sujeitos inseridos nesse contexto, como movimentos que a escola deveria se apropriar e diante dos quais a psicanálise pode contribuir, tendo em vista seu percurso teórico-metodológico. |
Abstract: | This psychoanalytic research addresses the effects of social distancing resulting from the Covid-19 pandemic, in the crossing and constitution subjective perception of public school students. The work aimed to general verify how these subjects dealt with the implications arising of this time of uncertainty and anguish reverberated by the pandemic, leaving, for this, from their own speeches. It also sought to identify the emergence of segregation movements that could ensure to relate this phenomenon to the adolescent subject experience in the school context. As methodological design, five virtual conversation meetings were held with four teenagers, two female and two male. The conversations were carried out through a video calls application. As a result, the study demonstrated the ambivalent character of segregation, now appearing as a structuring dimension of relations human beings, sometimes as a speech effect. In addition, the survey indicated how much the lack of physical space from the school is felt by these adolescents, as a place permeated with possibilities to (re) invent themselves in the face of the turbulent adolescence time; signaled by the non-adaptability of these young people to Emergency Remote Teaching. The importance of school in the adolescent crossing as a place that spontaneously influences the psychic constitution of these individuals. And, finally, it pointed out the need for circulation of the word and listening to the individuals inserted in this context, as movements that the school should appropriate and before which psychoanalysis can contribute, in view of its theoretical-methodological path. |
Subject: | Educação Psicologia educacional Psicanálise do adolescente Pandemia - Aspectos educacionais COVID - 19 (Doença) - Aspectos educacionais Quarentena - Aspectos educacionais Adolescentes - Isolamento social - Aspectos educacionais Adolescência Psicanálise e educação Psicologia do adolescente |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38026 |
Issue Date: | 30-Apr-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADOLESCENCIA, ESCOLA E PANDEMIA - CONTRIBUIÇÃO DA PSICANALISE À EDUCAÇÃO.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License