Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38029
Type: Dissertação
Title: Sob a ótica das crianças: cultura de mídia na educação infantil e as representações de gênero em desenhos animados
Authors: Sabrina de Sousa Soares
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Renata Pereira Lima Aspis
Second Referee: Maria Carolina da Silva Caldeira
Third Referee: Yone Maria Gonzaga
Abstract: Os desenhos animados, especialmente por sua forma de apresentação lúdica e fantasiosa, consolidam-se como um dos mais importantes artefatos midiáticos voltados às crianças. Neste estudo, através de uma pesquisa com crianças de quatro e cinco anos de idade, inseridas, numa Escola de Educação Infantil de Belo Horizonte, buscou-se compreender quais sentidos essas crianças têm dado às marcas de feminilidades e masculinidades veiculadas por elas em suas interações ao expressarem como compreendem e performam as relações de gênero que vivenciam, e de como essas estão marcadas por conteúdos e personagens dos desenhos animados. A pesquisa foi composta por um referencial teórico multidisciplinar que integra áreas como os estudos da infância, estudos culturais e de gênero, a partir das abordagens pós estruturalistas. A metodologia incorporou princípios orientadores da etnografia com o uso de observação participante e diário de campo das relações espontâneas entre as crianças. Os resultados evidenciam que o gênero adquire materialidade nos corpos em que, performaticamente, explicitam-se as dimensões simbólicas e corpóreas associadas ao masculino e ao feminino. É importante assinalar que, nesse sentido, as crianças, apoiando-se nas normas de gênero, modalizam performaticamente suas identidades em uma dinâmica na qual os desenhos animados podem tanto disponibilizar elementos que delimitam contornos de feminilidades e masculinidades — confirmando as fronteiras de gênero entre as meninas e os meninos — como podem ainda oferecer brechas para construções e ressignificações desses contornos. As crianças enquanto espectadoras ativas demonstram que gênero se aprende também nos desenhos animados. Como recurso educativo produzimos um curta-metragem de animação (animatic) direcionado às crianças pequenas. O filme, intitulado Léxicon Júpiter em: o incidente da Lua, foi elaborado com base nos resultados da pesquisa e busca, a partir da representação de sua personagem heroica, desafiar determinados referenciais de masculinidade e feminilidade predominantes nas construções de personagens super-heróis e super-heroínas que povoam o universo dos desenhos animados. Léxicon Júpiter é uma personagem feminina, forte e ultraveloz. Sua representação corpórea rejeita marcas da erotização e hipersexualização comumente associadas ao heroísmo feminino das produções culturais contemporâneas.
Abstract: The cartoon animations, especially because of its ludic and fantastic formats, are one of the most important media artefacts directed to kids. Through a research involving kids between four and five years old from an Early Childhood School in the city of Belo Horizonte, this study tried to understand the meanings the kids have been giving to feminine and masculine traits shown by them in their interactions when they express how they comprehend and perform the gender relations lived by them, and how these ideas are marked by the content and the characters of cartoon animations. The research is composed by a multidisciplinary theoretical referential that integrates areas such as studies about early childhood, and studies on culture and gender, from post-structuralist approaches. The methodology used in this research incorporated ethnographic guiding principles, making use of observation of participants and a field research diary to record the spontaneous relations between the kids. The results indicate that gender acquires materiality in the bodies in which, performatically, make explicit the symbolic and corporal dimensions associated to the masculine and to the feminine. It is important to point out that, in this sense, the kids, relying on the gender norms, modalize performatically their identities in a dynamics in which the cartoon animations can both provide the elements that delimitate the outline of femininities and masculinities, endorsing the gender boundaries between girls and boys, and also provide breaches and gaps to the development and resignification of these boundaries. The kids, as active spectators, demonstrate that gender is also learnt through cartoon animations as well. As an educative resource, we have produced a short-movie animation (animatic) directed to toddlers. The movie, called Léxicon Júpiter in: an episode on the Moon, was elaborated based on the results of the research and search, based on the representation of the heroic characters, to challenge certain predominating masculine and feminine references in the construction of super-heroes that are ubiquitous in the cartoon animations universe. Léxicon Júpiter is a female character, strong and super speedy. Her corporal representation rejects erotizing and hypersexualizing marks that are commonly associated to female heroism in the contemporary cultural productions.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38029
Issue Date: 4-Mar-2020
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