Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Inês Assunção de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047127256639285pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Lúcia de Faria e Azevedopt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda Omelczuk Walterpt_BR
dc.creatorAmauri de Freitas Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524138629484710pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-15T14:06:50Z-
dc.date.available2021-09-15T14:06:50Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38030-
dc.description.abstractThis work investigates the relationship with Cinema, of a group of teachers from the Municipal Education Network of Belo Horizonte inside and outside the school. These are educators who were part of a pioneering experience in Brazil, a specialization course in Education and Cinema, held by the Faculty of Education (FAE) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in partnership with the Municipal Secretariat of Education in Belo Horizonte: the LASEB (Specialization Course in Training Educators for Basic Education), between February 2014 and May 2015. Through questionnaires answered by these educators, we analyzed their pedagogical and cultural practices with Cinema, inside and outside the school environment. Among other findings of the study, it is noteworthy that the majority of the group has a low frequency to the movie theater, watching movies mainly through television, internet and DVD. As for pedagogical practices, cinema is mainly used to work on curriculum content.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga as relações com Cinema, de um grupo de professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte dentro e fora da escola. Trata-se de educadores/as que fizeram parte de uma experiência pioneira no Brasil, um curso de especialização em Educação e Cinema, realizado pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte: o LASEB (Curso de Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica), entre fevereiro de 2014 maio de 2015. Por meio de questionários respondidos por estes/as educadores e educadoras, analisamos suas práticas pedagógicas e culturais com Cinema, dentro e fora do ambiente escolar. Destacam-se, entre outras descobertas do estudo, que a maioria do grupo tem baixa frequência à sala de cinema, assistindo aos filmes principalmente através da televisão, internet e DVD. Quanto às práticas pedagógicas, o cinema é utilizado principalmente para trabalhar conteúdos curriculares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocência e cinemapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática culturais e pedagógicas de educadores/aspt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação e Cinemapt_BR
dc.subjectLASEBpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleRelações de educadores (as) com a arte cinematográfica: o grupo do LASEB de educação e cinemapt_BR
dc.title.alternativeRelations of Educators with Cinematographic Art: the LASEB Education and Cinema Grouppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÕES DE EDUCADORES_AS COM A ARTE CINEMATOGRÁFICA .pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons