Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38031
Type: | Dissertação |
Title: | Itinerários para a educação física escolar: explorando os museus de Belo Horizonte |
Authors: | Ana Cristina de Abreu Mazzoni |
First Advisor: | Andrea Moreno |
First Referee: | Admir Soares de Almeida Junior |
Second Referee: | Cristiane Oliveira Pisani Martini |
Abstract: | O presente trabalho discorre sobre a importância da relação museu, escola e educação para a formação dos alunos e das alunas, uma vez que, apropriar-se dos espaços museológicos pode ser uma grande oportunidade de ampliar o repertório dos discentes e criar um diálogo com a sala de aula. Discuto principalmente como a Educação Física pode entrar nesses espaços, criando possibilidades fora dos muros da escola. Enfatizo no decorrer da pesquisa, que os conhecimentos a serem partilhados nos museus devem ser construídos, analisados e contextualizados, formando uma rede de significados, de modo tal que os alunos e alunas possam perceber e compreender sua pertinência. Para tal estudo, foram escolhidos três museus de Belo Horizonte: Museu do Futebol, Museu de Artes e Ofícios e Museu dos Brinquedos. Como produto final foi elaborado um guia, com o título: “Itinerário para a Educação Física Escolar: Explorando os Museus de Belo Horizonte” com temas sugestivos relacionados as diversas práticas corporais, a serem trabalhados pelos professores e professoras na escola, no museu e na volta para a escola. |
Abstract: | This paper discusses the importance of the relationship between museum, school and education for the student’s formation, since appropriating museum spaces can be a great opportunity to expand the repertoire of students and create a dialogue with the classroom. I mainly discuss how Physical Education can enter these spaces, creating possibilities outside the school walls. I emphasize during the research, that the knowledge to be shared in museums must be constructed, analyzed and contextualized, forming a network of meanings, in such a way that students can perceive and understand their pertinence. For this study, three museums in Belo Horizonte were chosen: Football Museum, Museum of Arts and Crafts and Museum of Toys. As a final product, a guide was created, with the title: “Itinerary for School Physical Education: Exploring the Museums of Belo Horizonte” with suggestive themes, related to the various body practices, to be worked on by teachers at school, at the museum and back to school. |
Subject: | Museu do futebol - Aspectos educacionais Museu de artes e ofícios - Aspectos educacionais Educação Educação física - História Museus e escolas Ensino visual Museus - Aspectos educacionais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38031 |
Issue Date: | 20-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Itinerários para a Educação Física Escolar Explorando os Museus de Belo Horizonte.pdf | 672.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.