Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38031
Type: Dissertação
Title: Itinerários para a educação física escolar: explorando os museus de Belo Horizonte
Authors: Ana Cristina de Abreu Mazzoni
First Advisor: Andrea Moreno
First Referee: Admir Soares de Almeida Junior
Second Referee: Cristiane Oliveira Pisani Martini
Abstract: O presente trabalho discorre sobre a importância da relação museu, escola e educação para a formação dos alunos e das alunas, uma vez que, apropriar-se dos espaços museológicos pode ser uma grande oportunidade de ampliar o repertório dos discentes e criar um diálogo com a sala de aula. Discuto principalmente como a Educação Física pode entrar nesses espaços, criando possibilidades fora dos muros da escola. Enfatizo no decorrer da pesquisa, que os conhecimentos a serem partilhados nos museus devem ser construídos, analisados e contextualizados, formando uma rede de significados, de modo tal que os alunos e alunas possam perceber e compreender sua pertinência. Para tal estudo, foram escolhidos três museus de Belo Horizonte: Museu do Futebol, Museu de Artes e Ofícios e Museu dos Brinquedos. Como produto final foi elaborado um guia, com o título: “Itinerário para a Educação Física Escolar: Explorando os Museus de Belo Horizonte” com temas sugestivos relacionados as diversas práticas corporais, a serem trabalhados pelos professores e professoras na escola, no museu e na volta para a escola.
Abstract: This paper discusses the importance of the relationship between museum, school and education for the student’s formation, since appropriating museum spaces can be a great opportunity to expand the repertoire of students and create a dialogue with the classroom. I mainly discuss how Physical Education can enter these spaces, creating possibilities outside the school walls. I emphasize during the research, that the knowledge to be shared in museums must be constructed, analyzed and contextualized, forming a network of meanings, in such a way that students can perceive and understand their pertinence. For this study, three museums in Belo Horizonte were chosen: Football Museum, Museum of Arts and Crafts and Museum of Toys. As a final product, a guide was created, with the title: “Itinerary for School Physical Education: Exploring the Museums of Belo Horizonte” with suggestive themes, related to the various body practices, to be worked on by teachers at school, at the museum and back to school.
Subject: Museu do futebol - Aspectos educacionais
Museu de artes e ofícios - Aspectos educacionais
Educação
Educação física - História
Museus e escolas
Ensino visual
Museus - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38031
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Itinerários para a Educação Física Escolar Explorando os Museus de Belo Horizonte.pdf672.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.