Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38051
Type: Tese
Title: Imagem corporal e a tipologia de valor percebido: um estudo sobre a influência sociocultural na valorização e satisfação do corpo grávido
Authors: Solange Riveli de Oliveira
First Advisor: Ricardo Teixeira Veiga
First Co-advisor: Pedro Henrique Berbert de Carvalho
First Referee: Agnaldo Keiti Higuchi
Second Referee: Daniel Carvalho de Rezende
Third Referee: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Abstract: O corpo é o “objeto” que usamos para interagir no mundo, e, assim, não apenas está inserido, mas é moldado pelo contexto sociocultural. A literatura de marketing ou comportamento do consumidor, assim como, a literatura de ciências da saúde e imagem corporal têm interesse pelo aspecto social do corpo grávido, pelo fato de mobilizar consumo e por gerar impactos na saúde materna e infantil. Sendo o corpo algo natural e social, o corpo grávido passa por transformações naturais e pressões sociais que influenciam avaliações internas, que por sua vez, impactam o consumo. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi avaliar um modelo sociocultural de imagem corporal e valor percebido em uma amostra de gestantes. Para viabilizar a pesquisa, a presente tese propôs unir duas abordagens que deram suporte teórico para compreender as experiências corporais, valor percebido e imagem corporal. No entanto, a literatura carecia de medidas apropriadas para mensurar as experiências em gestantes e, para cumprir o objetivo, uma medida de insatisfação corporal foi adapatada transculturalmente (BEATON et al., 1998) e uma medida de valor foi construída (NETEMEYER; BEARDEN; SHARMA, 2003). Ao final, essas medidas, orientadas pelo contexto nomológico, foram associadas a uma variável de entrada (pressão social) e uma variável de desfecho (intenção de comportamento). Gestantes de diferentes períodos gestacionais participaram da pesquisa. As amostras foram coletadas em períodos distintos, de forma virtual ou presencial, via clínicas particulares, locais públicos e por amostragem por conveniência. Para adaptação transcultural 30 gestantes participaram do pré-teste e 187 do teste piloto. De acordo com os especialistas, que avaliaram o instrumento, os itens da escala apresentaram equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual, e mostraram evidências de clareza, representatividade e validade de conteúdo (IVC>0,8). A análise exploratória evidenciou que insatisfação com partes do corpo e insatisfação com compleição entre as gestantes brasileiras possuem dimensões válidas (⁁>0,5) e confiáveis (α =0,89 e α=0,80). Para construção da escala foram realizadas entrevistas individuais e em grupo com 28 gestantes, além de coletadas 27 respostas no pré-teste. Outras 118 gestantes participaram do teste piloto e 319 da amostra final, para confirmação da estrutura fatorial e testes da rede nomológica. De acordo com os resultados, os itens do valor excelência, eficiência, diversão, estética e social apresentaram validade de conteúdo (IVC>0,8). No teste piloto, os itens demonstraram evidências de confiabilidade (α =0,801; α =0,932; α =0,887; α =0,871 e α =0,877), validade convergente (⁁ próximas de 0,5). Por fim, os itens remanescentes apresentaram um modelo de primeira-ordem com ajuste satisfatório (χ2 (392) = 811,957, p<0.001, χ2/gl = 2,071 CFI = 0,918; TLI = 0,908; RMSEA = 0,058; IC90%: 0,052, 0,064, p=0,001; SRMR = 0,0653), confiável (CR entre 0,775 e 0,923) validade convergente (cargas significativas e >0,5; VME>0,4) e discriminante (correlações foram menores que as VMEs). O modelo de segunda-ordem apresentou um ajuste aceitável (χ2 (1566) = 2641,640, p<0.001, χ2/gl = 1,687 CFI = 0,916; TLI = 0,912; RMSEA = 0,046; IC90%: 0,043, 0,050; SRMR = 0,0714), com evidências de confiabilidade (CR entre 0,642 a 0,869), e discriminante (correlações foram menores que as VMEs), mas com preocupações com validade convergente. Finalmente, o modelo estrutural atestou evidências para validade nomológica, suportando as hipóteses de pesquisa, atestando que a influência social impacta o valor corporal (H1), o valor corporal impacta a insatisfação corporal (H2) e, por fim, a insatisfação corporal influencia a intenção comportamental em relação à cirurgia estética (H3). Diante disso, tem-se que a pressão social tem efeito negativo em valor corporal, valor tem efeito negativo em insatisfação corporal e insatisfação efeito positivo em intenção de fazer cirurgia plástica.
Abstract: Body is an “object” used to interact with the world, and, therefore, not only it is placed, but also shaped by sociocultural context. Marketing literature or consumer behavior, as well as, health sciences literature and body image share interest for the social aspect of the pregnant body, on the grounds that it mobilizes a new form of consumption and elicits impacts upon both child and maternal health. As the body is something natural and social, pregnant body experiences natural changes and social pressures that influences internal assessments, which itself, impacts the consumption. For this reason, the purpose of the study was to evaluate a sociocultural model of body image and perceived value in a sample of pregnant women. In order to make the research viable, this thesis proposed to unite two approaches that gave theoretical support to understanding body experiences, perceived value and body image. Nevertheless, literature lacked of appropriated measures to quantify pregnant experiences and, to fill the gap, body dissatisfaction measurent was cross-culturally adapted (BEATON et al., 1998) and a value measure was built (NETEMEYER; BEARDEN; SHARMA, 2003). At last, these measures, oriented by the nomological context, were associated with an input variable (social pressure) and an outcome variable (behavioural intention). Pregnant women from different gestation periods participated in the research. The samples were collected in different periods, virtually or in person, by private clinics, public places and convenience samples. For cross-cultural adaptation 30 pregnant women participated in the pre-test and 187 in the pilot test. According to specialists who analyzed the instrument, the items of the scale showed semantics, idiomatic, cultural and conceptual equivalences, and showed evidence of clarity, representation and validity of content (IVC>0,8). Exploratory factor analyses demonstrated that dissatisfaction with body parts and complexion dissatisfaction among brazilian pregnant women take valid (⁁>0,5) and reliable (α =0,89 e α=0,80) dimensions. In order to build the scale, both individual and group interviews were carried out with 28 pregnant women, as well as 27 answers collected in the pre-test. Others 118 pregnant women participated in the pilot test and 319 in the final sample to confirm the factor structure and tests of the nomological network. As reported by the results, the items of the value of excellence, efficiency, diversion, esthetic and social have shown validity of content (IVC>0,8). In the pilot test, the items demonstrated evidences of reliability (α =0,801; α =0,932; α =0,887; α =0,871 and α =0,877), convergent validity (⁁ close to 0,5). Ultimately, the remaining items presented a first order model with an adequate ajustment (χ2 (392) = 811,957, p<0.001, χ2 /gl = 2,071 CFI = 0,918; TLI = 0,908; RMSEA = 0,058; IC90%: 0,052, 0,064, p=0,001; SRMR = 0,0653), reliable (CR entre 0,775 e 0,923) convergent validity (loads of significance and >0,5; VME>0,4) and discriminant (correlations lower than the VMEs). The second order model showed an adequate adjustment (χ2 (1566) = 2641,640, p<0.001, χ2 /gl = 1,687 CFI = 0,916; TLI = 0,912; RMSEA = 0,046; IC90%: 0,043, 0,050; SRMR = 0,0714), with evidences of reliability (CR within 0,642 a 0,869), and discriminant (correlations lower than the VMEs), but with concerns around the convergent validity. Finally, the structural model testified evidences to the nomological validity, supporting the research hypothesis, confirming that social influence impacts the corporal value (H1), which itself impacts the corporal dissatisfaction (H2) and, at last, the corporal dissatisfaction influences the behavioural intention in relation to esthetics surgery (H3). In light of this, it is affirmative that social pressure has a negative effect on the corporal value, which has a negative impact on the corporal dissatisfaction and this dissatisfaction has a positive effect on the intention of having plastic surgery.
Subject: Imagem corporal
Mulheres grávidas
Comportamento do consumidor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38051
Issue Date: 2-Aug-2021
metadata.dc.description.embargo: 2-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.