Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38057
Type: Tese
Title: O Colégio de aplicação da UMG/UFMG: memórias, práticas educativas e ensino de Matemática (1954-1968)
Authors: Renata Alves Costa
First Advisor: Maria Laura Magalhães Gomes
Abstract: Neste trabalho, apresentamos uma história do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), suas memórias, práticas educativas e o ensino de Matemática no período de 1954 a 1968. Para a construção desta narrativa, priorizamos a constituição de fontes históricas por meio de entrevistas com ex-alunos, funcionários e professores, realizadas mediante a metodologia da História Oral. As entrevistas visaram, prioritariamente, a elaboração de memórias sobre as práticas de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como a conhecer as percepções dos sujeitos sobre essa disciplina no Colégio desde sua criação, em 1954, até o ano de 1968. Entrevistamos dezesseis ex-alunos, três docentes de Matemática e uma orientadora pedagógica sobre as práticas pedagógicas, as metodologias, os recursos empregados e os materiais didáticos utilizados no ensino de Matemática. As conversas foram gravadas, transcritas e textualizadas para constituir um conjunto de onze narrativas. Além dessas narrativas, analisamos documentos diversos da escola, tais como os livros de atas, os boletins, as fotografias, o livro de ponto e o livro de admissão. Apresentamos narrativas que caracterizam o Colégio, incluindo aspectos de sua trajetória para uma maior compreensão do cenário de pesquisa; dissertamos sobre os modos de organização do Colégio de Aplicação (estrutura institucional, o exame de Admissão, práticas pedagógicas e o espaço escolar); focalizamos os estudantes do Colégio (o perfil socioeconômico dos discentes, as práticas de socialização dos estudantes, suas motivações para terem optado pela instituição e alguns aspectos de seu cotidiano escolar); discorremos sobre os professores (a forma de ingresso dos docentes, os processos de formação dos professores de Matemática entrevistados, os cursos realizados e suas experiências de ensino); e abordamos o ensino de Matemática, o cerne da investigação. Os resultados encontrados evidenciam que as práticas de ensino de Matemática no Colégio de Aplicação foram muito semelhantes às de uma escola comum de Ensino Secundário, regida pela legislação de ensino vigente, com utilização da aula expositiva como principal técnica pedagógica e forte participação do livro didático, que funcionava como guia para o currículo e o plano de aulas. Verificamos ainda que o Colégio não adotou práticas mais modernas presentes em outras escolas da mesma época e atendeu a estudantes que pertenciam, na maior parte das vezes, às classes socioeconômicas mais favorecidas.
Abstract: In this work, we present a history of the College Application of the Faculty of Philosophy of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), its memories, educational practices and the teachingof Mathematics from 1954 to 1968. For the construction of this narrative, we prioritize the constitution of historical sources through interviews with alumni, staff and teachers, carried out using the Oral History methodology. The interviews aimed, primarily, the elaboration of memories about the teaching and learning practices of Mathematics, as well as to get to know the subjects' perceptions about this discipline at the College since its creation, in 1954, until the year 1968. We interviewed sixteen former students, three mathematics teachers and a pedagogical advisor on pedagogical practices, methodologies, resources employed and didactic materials used in teaching mathematics. The conversations were recorded, transcribed and textualized to constitute a set of eleven narratives. In addition to these narratives, we analyzed different documents from the school, such as the minutes books, the school report, the photographs, the point book and the admission book. We presented narratives that characterize the College, including aspects of its trajectory for a better understanding of the research scenario; we talked about the organization of the College of Application (institutional structure, Admission exam, pedagogical practices and the school space); we focused on the students of the College (the socioeconomic profile of the students, the students' socialization practices, their motivations for having chosen the institution and some aspects of their school routine); we talk about the teachers (the way of admission of the teachers, the training processes of the mathematics teachers interviewed, the courses taken and their teaching experiences); and we approach the teaching of mathematics, the heart of the investigation. The results found show that the mathematics teaching practices at the “Colégio de Aplicação” were very similar to those of a common secondary school, governed by the current teaching legislation, using the lecture as the main pedagogical technique and strong participation of the textbook, that served as a guide to the curriculum and lesson plan. We also verified that the College did not adopt more modern practices present in other schools of the same period and served students who belonged, in most cases, to the most favored socioeconomic classes.
Subject: Universidade de Minas Gerais -- Colégio de aplicação -- História
Universidade Federal de Minas Gerais -- Faculdade de Filosofia -- História
Matemática -- Estudo e ensino -- História
Professores de matemática -- Formação -- História
Minas Gerais -- Universidades e faculdades -- História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38057
Issue Date: 10-Feb-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UMG_UFMG_memórias_práticaseducativas_ensinodematemática.pdf9.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.