Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261355165283379pt_BR
dc.contributor.referee1Renato Noguerapt_BR
dc.contributor.referee2André Joffily Abathpt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.creatorWagner Da Silva Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892595074056239pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-17T17:25:30Z-
dc.date.available2021-09-17T17:25:30Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38075-
dc.description.abstractThe main objective of this reasearch was to experiment ways that can produce a more creative teaching of philosophy, that go beyond the classic philosophy teaching guides and also beyond the traditional classroom models, which privilege the format teacherblackboard-chalk. The methodology of a nomadic cartography, allied with the writeliving style, made this dissertation a tangle of narrations of past and future with the chosen conceptual universe. The experimentations done in the school, in the philosophy classes, were done through the performance of poetry slams. Our hypothesis is that the activities of reading and writing allied with the teaching of philosophy, when exteriorized in the poetry form, in addition to rupturing the speaking territory, inspirit the people who take part on it to make their own reflections, evaluations, criticisms and thoughts about the daily life and the social context in which they find themselves, and also about themselves, so that they can create their own sub-versions of the world. It must be said that we follow this way with the intent to experiment other modes of being and to position in the world. The creation of the conceptual character Exu-Teacher aims at different ways of being a philosophy teacher. The theoretical basis is, basically, the philosophy of differences, however, we intended to detach, even if just a little, from the essentially eurocentric thought, in search of references closer to the experiences of the black and ghetto youth, so as to get closer not only of different ways to think philosophy but also of different philosophiespt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como principal objetivo fazer experimentações que pudessem gerar um ensino de filosofia escolar inventivo, que extravase os clássicos manuais de ensino de filosofia, bem como os modelos de sala de aula das escolas tradicionais, que privilegiam o formato professor quadro e giz. A metodologia de uma cartografia nômade, aliada à escrevivência, faz deste texto um emaranhado de narrações do passado e do presente com o universo conceitual escolhido. As experimentações realizadas na escola, nas aulas de filosofia, se deram por meio da realização de slams de poesia. A nossa aposta é que a leitura e a escrita aliados ao ensino de filosofia, quando exteriorizados em forma de poesia, além de romperem com um território de fala, contribuem para que os envolvidos na cena realizem suas reflexões, avaliações, críticas e pensamentos sobre o cotidiano e o contexto social em que se encontram e sobre si mesmos, de modo que criam suas próprias sub-versões do mundo. Há também que ser dito que seguimos nesse caminho no intuito de experimentar outros modos de estar e nos posicionar no mundo. A criação do personagem conceitual do Professor-Exu quer dar conta de outros modos de ser professor de filosofia. O aporte teórico é, basicamente o das filosofias da diferença, no entanto desejamos nos descolar, ao menos um pouco, do pensamento essencialmente eurocentrado na busca por referências mais próximas das vivências da juventude negra e periférica, nos aproximando assim não somente de outros modos de pensar filosofia como também de outras filosofias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectExperimentaçõespt_BR
dc.subjectProfessor-Exupt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Estudo e ensino - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherFilosofia- Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de filosofia - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.titleConcertar o amanhã: experimentações no ensino de filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6919-4128pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCERTAR O AMANHÃ experimentações no ensino de filosofia.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons