Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38076
Type: Dissertação
Title: Concerta ® para aprender: os impactos do discurso patologizante na educação
Authors: Flávia Luíza de Freitas Albuquerque
First Advisor: Maria de Fátima Cardoso Gomes
First Referee: Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Second Referee: Anabela Almeira Costa e Santos Peretta
Abstract: O objeto de estudo deste trabalho trata de um fenômeno frequente nas instituições escolares nas últimas décadas: o discurso patologizante sobre o fracasso escolar. Frente a essa problemática, buscamos como objetivo geral analisar como as queixas referentes ao fracasso escolar têm sido produzidas em uma escola pública de ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais do Setor Multiprofissional de uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Belo Horizonte, que se assemelha muito a uma clínica psicopedagógica. Assim, buscamos responder: como os profissionais do Setor Multiprofissional da escola lidam com as queixas de professores e alunos? A prática desses profissionais revela vieses patologizantes? Como pressupostos teórico-metodológicos utilizados na investigação dos sentidos atribuídos pelos profissionais do Setor Multiprofissional ao fracasso escolar, foram utilizados os referenciais da Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski e da Etnografia em Educação. O diálogo entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação possibilitou-nos retirar das entrevistas realizadas a unidade básica de análise desta pesquisa [cognição social situada-afeto-patologização]. A partir da transcrição das entrevistas em message units, fizemos a escolha dos casos expressivos para realizarmos as análises contrastivas entre os discursos dos profissionais do Setor Multiprofissional. Como resultados vimos que a trajetória desse setor foi construída a partir de uma lógica de punir e disciplinar os alunos da Escola ABCD. Além disso, o Setor Multiprofissional recebe, em sua maioria, queixas espontâneas e de origem comportamental e/ou afetiva dos estudantes, sendo que as queixas referentes às dificuldades de aprendizagem pouco aparecem ali. Notamos também que existem vários rich points nos sentidos que os profissionais atribuem ao fracasso escolar. Assim, concluímos que o Setor Multiprofissional ocupa um lugar de resolução de conflitos na escola e as ações dos profissionais e do setor acabam sendo majoritariamente individuais e revelam, sim, vieses patologizantes. Entretanto, existem discursos críticos dessa prática entre os profissionais desse setor. Frente a aprovação da Lei N. 13.935/2019, buscamos com nossa pesquisa contribuir para a reflexão sobre como tem sido desenvolvido o trabalho de profissionais que já atuam no ambiente escolar com as queixas sobre o fracasso escolar e, dessa forma, construir novos caminhos para os profissionais que iniciarão suas ações com a implementação da lei.
Abstract: The study object of this thesis deals with a frequent phenomenon in school institutions in recent decades: the pathologizing discourse on school failure. Faced with this issue, we seek as a general objective to analyze how complaints regarding school failure have been produced in a public elementary school. To achieve this objective, semi-structured interviews were conducted with professionals from the Multiprofessional Sector of a Public Elementary School in the city of Belo Horizonte (Brazil), which is very similar to a psycho pedagogical clinic. Thus, we seek to answer: how do professionals in this Multidisciplinary Sector deal with complaints from teachers and students? Does the practice of these professionals reveal pathologizing biases? As theoretical-methodological assumptions used in the investigation of the meanings, attributed by professionals in the Multiprofessional Sector, to school failure, references of Historical-Cultural Psychology by L. S. Vygotsky and Ethnography in Education were used. The dialogue between Historical-Cultural Psychology and Ethnography in Education allowed us to withdraw from the carried out interviews the basic unit of analysis of this research [situated social cognition-affect-pathologization]. From the transcription of the interviews into message units, expressive cases were chosen in order to conduct the contrastive analysis between the discourses of the professionals in the Multiprofessional Sector. As a result, it was noticed that the trajectory of this sector was marked by a punishing and disciplinary logic towards the students at ABCD School. Thus, we conclude that the actions of these professionals are mostly individual and do reveal pathologizing biases. However, there are critical discourses of this practice among professionals in this sector. In view of the approval of Brazilian Federal Law No. 13.935/2019, we seek, with our research, to contribute to the reflection on how the work of these professionals who already work in the scholar environment has been developed with complaints about school failure and, in this way, build new paths to the professionals who will start their actions with the implementation of the law.
Subject: Educação
Fracasso escolar - Análise do discurso
Rendimento escolar - Aspectos psicológicos
Distúrbios da aprendizagem - Aspectos psicológicos
Educação - Etnologia
Psicologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38076
Issue Date: 6-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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