Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Flávia Gazzinelli | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2557921736699122 | pt_BR |
dc.creator | Sumaya Giarola Cecilio | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3060119676715910 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T19:22:21Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21T19:22:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38113 | - |
dc.description.resumo | Nesta tese, o processo de subjetivação na formação do enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais foi analisado em busca de agenciamentos territoriais e seus consequentes processos de desterritorialização e linhas de fuga. Para a produção dos dados, seguiu-se uma dinâmica de atenção proposta por Kastrup para estudos cartográficos, a saber: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As etapas do rastreio e do toque foram desenvolvidas pela Análise Documental que objetivou iniciar o reconhecimento da espessura processual do território analisado por meio do Projeto Pedagógico (PP). O explorar do PP aconteceu em busca da experiência de perscrutar as suas formas: os planejamentos, ordenamentos, sequenciações, recursos, algum vestígio das forças ou movimentos na formação do enfermeiro-educador que caminhassem na direção dos processos de subjetivação. Esse movimento, constituinte do rastreio, permitiu abrirmo-nos ao encontro com as disciplinas relacionadas à Educação em/na Saúde e com os primeiros nomes dos participantes do presente estudo. Na medida em que os encontros com as disciplinas foram acontecendo, experimentamos o toque na segunda fase da atenção, que é a seleção, algo que nos fisga porque salta no conjunto do que estava sendo observado. A seleção das disciplinas e dos docentes não foi ainda a busca pela informação, mas, um reflexo da espessura do território em análise. Desse modo, seguiu-se para as entrevistas semiestruturadas realizadas com nove docentes guiadas por quatro perguntas provocativas. O pouso aconteceu por meio das observações em campo. Por meio delas, buscou-se diminuir as chances de realizar interpretações sobre as linhas e forças analisadas, até então, pela análise documental e entrevistas. Para isso, foi preciso chegar mais perto, aguçar os sentidos, usar a lupa de pesquisador-cartógrafo e dar mais um passo ao encontro do território. Ao total, três observações não participantes foram realizadas. Ao utilizar esta pesquisa como um dispositivo, captou-se diferentes movimentos que foram apresentados em perspectivas cartográficas. Diferentes movimentos foram captados na formação do enfermeiro-educador na EEUFMG que ora são reprodutores de subjetivações que contribuem para a formação de um enfermeiro-educador que reproduz o instituído, condiciona saberes e se organiza dentro de estruturas formais de ensino, cooperando, portanto, para assujeitamentos (linhas duras); ora são criadores de processos que valorizam a diferença, operam pela valorização da subjetividade e, com isso, se abrem para novas subjetivações do enfermeiro-educador (linhas maleáveis e de fuga). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Docentes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Docentes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO-EDUCADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Sumaya Cecílio UFMG_vs final.pdf | 7.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License