Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38139
Type: Monografia (especialização)
Title: Combate ao vírus da fake news nas mídias sociais
Other Titles: Fighting the fake news virus on social media
Authors: Gabriela Florentino Dantas
First Advisor: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
First Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Second Referee: Érika Amâncio Caetano
Third Referee: Luciana de Oliveira Silva
Abstract: A propagação de fake news a respeito da COVID-19, nas mídias sociais, tem impactos significativos na saúde dos indivíduos afetados, assim como na saúde pública, de maneira geral. Estes impactos reforçam a importância da discussão, em sala de aula, (i) do tema "fake news" e (ii) do uso consciente das ferramentas digitais e das mídias sociais online. Diante disso, a presente proposta visa a expansão da aprendizagem de leitura crítica de notícias online, através de atividades práticas com o uso das ferramentas digitais adequadas. Essas atividades contemplam o desenvolvimento das habilidades de pesquisa em ambiente virtual para verificação dos dados presentes em notícias e de produção de textos e infográficos relacionados ao tema. Elas são propostas no contexto da pandemia, com foco na redução da disseminação de notícias falsas sobre o vírus, enfatizando o papel social dos alunos como parte responsável pelo conteúdo consumido, produzido e disseminado online. Especificamente, o projeto propõe atividades de (i) análise de diferentes notícias retiradas das mídias sociais referentes à COVID-19, (ii) produção infográfica e textual e (iii)uso das ferramentas digitais que facilitem a identificação e a checagem de conteúdos verídicos ou não. A premissa deste trabalho é que o uso do ambiente virtual é capaz de fornecer um espaço pedagógico de reflexão e de construção do conhecimento crítico para a prática de ações sociais coletivas. Logo, deve-se promover atividades pedagógicas que contemplem as competências essenciais para se criar o hábito de ler e checar a veracidade da notícia, sob a luz da consciência de seus impactos na sociedade. Por isso, a alfabetização midiática e letramento digital nas escolas tornam-se primordiais para o processo educativo de formar cidadãos que utilizem os recursos digitais para o bem social.
Abstract: The spread of fake news about COVID-19 on social media has significant impacts on the health of affected individuals, as well as on public health, in general. These impacts reinforce the importance of discussing, in the classroom, (i) the theme "fake news" and (ii) the conscious use of digital tools and online social media. Therefore, this proposal aims to expand the learning of critical reading of online news, through practical activities with the use of appropriate digital tools. These activities include the development of research skills in a virtual environment to verify the data present in news and the production of texts and infographics related to the theme. They are proposed in the context of the pandemic, with a focus on reducing the spread of false news about the virus, emphasizing the social role of students as responsible for the content consumed, produced and disseminated online. Specifically, the project proposes activities regarding the (i) analysis of different news taken from social media referring to COVID-19, (ii) infographic and text production and (iii) use of digital tools that facilitate the identification and checking whether contents are true or fake. The premise of this work is that the use of the virtual environment is capable of providing a pedagogical space for reflection and construction of critical knowledge for the practice of collective social actions. Therefore, pedagogical activities should be promoted that include the essential skills to create the habit of reading and checking the veracity of the news, in light of the awareness of its impacts on society. For this reason, media literacy and digital literacy in schools become essential for the educational process of training citizens who use digital resources for social good.
Subject: Linguística
Tecnologia educacional
Fake news
COVID-19 (Doença)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38139
Issue Date: 19-Jan-2021
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMBATE AO VÍRUS DAS FAKE NEWS NAS MÍDIAS SOCIAIS.pdfMonografia de especialização apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino.995.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons