Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178pt_BR
dc.contributor.referee1Ramon Rodrigues Ramalhopt_BR
dc.contributor.referee2Ligia Gonçalves Dinizpt_BR
dc.creatorGiselle Eugênio Lacerdapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960466773325923pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T21:12:43Z-
dc.date.available2021-09-22T21:12:43Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38140-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of literary literacy, and especially poetry, in Early Childhood Education. Thus, the objective emphasizes pondering the importance of children's literature; detect the necessary contributions of literature in early childhood education for the child's emotional, social and cognitive development; argue about the use of poetry through cell phones, tablets and computers, as a facilitating instrument for the development of children's curiosity, imagination, creativity and interest. This study was based on theoretical contributions such as: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), among others. From the research, it is important to emphasize that the work with children's literature, that is, the poetry of Manoel de Barros through the Children app, is relevant, as it develops children's imagination and fantasy, providing them with pleasant activities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do letramento literário e, especialmente a poesia, na Educação Infantil. Desse modo, o objetivo enfatiza ponderar sobre a importância da literatura infantil; detectar as contribuições necessárias da literatura na educação infantil para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança; argumentar a respeito do emprego da poesia por meio dos celulares, tablets e computadores, como um instrumento facilitador para desenvolvimento da curiosidade, imaginação, criatividade e interesse das crianças. O presente estudo foi fundamentado a partir de aportes teóricos de tais como: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), dentre outros. A partir da realização da pesquisa, é importante salientar que o trabalho com a literatura infantil, ou seja, a poesia de Manoel de Barros pelo aplicativo Crianceiras é relevante, pois desenvolve a imaginação e fantasia das crianças, propiciando a elas atividades agradáveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAplicativo crianceiraspt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAplicativos móveispt_BR
dc.subject.otherLiteratura infantojuvenil brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLetramento literário na educação infantil: proposta de sequência didática com o poema se achante de Manoel de Barros pelo aplicativo crianceiras contemplando crianças de cinco anospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letramento Literário na Educação Infantil.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.