Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aline Magalhães Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9910639848117178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramon Rodrigues Ramalho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ligia Gonçalves Diniz | pt_BR |
dc.creator | Giselle Eugênio Lacerda | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4960466773325923 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T21:12:43Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22T21:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38140 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the importance of literary literacy, and especially poetry, in Early Childhood Education. Thus, the objective emphasizes pondering the importance of children's literature; detect the necessary contributions of literature in early childhood education for the child's emotional, social and cognitive development; argue about the use of poetry through cell phones, tablets and computers, as a facilitating instrument for the development of children's curiosity, imagination, creativity and interest. This study was based on theoretical contributions such as: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), among others. From the research, it is important to emphasize that the work with children's literature, that is, the poetry of Manoel de Barros through the Children app, is relevant, as it develops children's imagination and fantasy, providing them with pleasant activities. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância do letramento literário e, especialmente a poesia, na Educação Infantil. Desse modo, o objetivo enfatiza ponderar sobre a importância da literatura infantil; detectar as contribuições necessárias da literatura na educação infantil para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança; argumentar a respeito do emprego da poesia por meio dos celulares, tablets e computadores, como um instrumento facilitador para desenvolvimento da curiosidade, imaginação, criatividade e interesse das crianças. O presente estudo foi fundamentado a partir de aportes teóricos de tais como: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), dentre outros. A partir da realização da pesquisa, é importante salientar que o trabalho com a literatura infantil, ou seja, a poesia de Manoel de Barros pelo aplicativo Crianceiras é relevante, pois desenvolve a imaginação e fantasia das crianças, propiciando a elas atividades agradáveis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo crianceiras | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infantojuvenil brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Letramento literário na educação infantil: proposta de sequência didática com o poema se achante de Manoel de Barros pelo aplicativo crianceiras contemplando crianças de cinco anos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Letramento Literário na Educação Infantil.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.