Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38147
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Ana Carolina Matias
First Advisor: Keli Cristina Conti
First Referee: Eliane Silvestre Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como tema as Tecnologias Digitais e a Educação 3.0, priorizando a inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivos: disponibilizar práticas pedagógicas que envolvam a utilização das tecnologias digitais em sala de aula; apresentar recursos tecnológicos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; proporcionar aulas interessantes e atrativas; e proporcionar discussões sobre educação no ambiente virtual. Inicialmente, foi produzido um memorial da trajetória pessoal e profissional da autora, relacionado com as tecnologias digitais e, em seguida, para se alcançar os objetivos propostos foram elaboradas cinco sequências didáticas para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental com a utilização das tecnologias digitais pelo professor e/ou pelo aluno: “Heroínas Negras”, “Silabando”, “Entre Cartas”, “Dicionário Matemático” e “Baú de Histórias”. O trabalho possibilitou a análise de como as tecnologias digitais podem ser inseridas na prática pedagógica, como podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem, quais as dificuldades podem ser encontradas no ambiente escolar para a aplicação das sequências e, também, trazer para sala de aula discussões sobre como as redes sociais podem ser utilizadas de forma benéfica. Além disso, foi possível aplicar as sequências “Silabando”, “Entre Cartas” e “Baú de Histórias” e analisar como os recursos tecnológicos podem despertar o interesse pela leitura e escrita. Desse modo, concluiu-se que a inserção das tecnologias digitais no planejamento e nos currículos é possível, mas há a necessidade da formação e da capacitação adequada do professor para o uso dos recursos tecnológicos de forma construtiva e reflexiva.
Subject: Educação infantil - Tecnologias digitais
Leitura e escrita - Educação infantil – Sequências didáticas
Múltiplas linguagens da educação infantil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38147
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons