Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38155
Tipo: Tese
Título: Novas iconografias no livro didático de História: análise e recepção do racismo e antirracismo imagético por jovens do ensino médio
Autor(es): Sidnei Marinho de Souza
Primeiro Orientador: Míria Gomes de Oliveira
Resumo: Nesta pesquisa analisamos as novas iconografias sobre cultura(s) africana(s) e afrodescendente(s) veiculadas nos livros didáticos de História do Ensino Médio, observando sua relação com o texto didático, bem como os discursos racistas e antirracistas que podem ser propagados. Soma-se a isso a investigação da recepção dessas imagens pelos jovens de uma escola pública estadual do município de Belo Horizonte. Selecionamos para o estudo a coleção didática “História: Sociedade & Cidadania”, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 e 2018. Além disso, aplicamos um questionário sociocultural para 101 jovens de três turmas do 3° ano do Ensino Médio. Construímos nossas análises com base nas diretrizes da Lei 10.639/03 para educação das relações étnico-raciais no Brasil, bem como nos estudos pós-coloniais e decoloniais entrecruzados com os aportes da História Cultural, Antropologia e Sociologia da Raça. As análises aconteceram a partir de dois movimentos, sendo que o primeiro teve como foco principal o estudo das novas imagens presentes nos livros didáticos. Esse processo levou em consideração a produção do livro em diálogo com os avanços tecnológicos e editoriais; os interesses das editoras; as demandas do Movimento Negro; as mudanças nos saberes educacionais e historiográficos; e as políticas públicas e diretrizes relacionadas ao material didático. O segundo teve como objetivo perceber como os jovens estudantes do ensino médio leem e interpretam essas imagens. Utilizamos como metodologia a Análise de Conteúdo, junto a alguns elementos da Análise do Discurso, além de uma análise estatística para a interpretação dos dados do questionário sociocultural. Por meio da investigação, constatamos silenciamentos, em função do predomínio de uma história europeia nos livros didáticos. Em contraste, também observou-se a diminuição de representações e discursos racistas, bem como o aumento no número de imagens, textos e atividades antirracistas, o que pode ser atribuído às pressões dos Movimentos Sociais, em especial, do Movimento Negro, à implementação da Lei 10.639 e de suas diretrizes e às exigências dos editais do PNLD. Em relação à recepção dos jovens do Ensino Médio, verificamos que os saberes e discursos propagados pelas novas iconografias sobre cultura(s) africana(s) e afrodescendente(s) começam a chegar à sala de aula de História por meio da mediação do professor e do livro didático. Trata-se de um movimento tímido, considerando que a lei 10.639 tem dezoito anos de existência, porém, importante. As novas imagens, embora carreguem consigo discursos antirracistas, possibilitam despertar discursos racistas nos jovens estudantes, em função do sentido e significados que podem ser dados às mesmas. A melhoria na qualidade das imagens e em suas legendas consiste em outro aspecto relevante exposto na análise. Por fim, apontamos a necessidade de mais estudos envolvendo a recepção dos estudantes em relação à(s) Cultura(s) Africana(s) e Afrodescendente(s), na perspectiva de uma educação antirracista.
Abstract: In this research we analyzed the new iconographies on African(s) and Afro-descendant culture(s) conveyed in high school history textbooks, regarding their relationship with the text, as well as the racist and anti-racist speeches that can be propagated. In addition, we examine the reception of these images by students from a state public school in the city of Belo Horizonte. The didactic collection “History: Society & Citizenship”, approved in the National Textbook Program (PNLD) in 2015 and in 2018, was selected for the analysis. Furthermore, a sociocultural questionnaire was applied to 101 students from three classes of the 3rd year of high school. We built our analyzes based on the guidelines of Law 10.639/03 for the education of ethnic-racial relations in Brazil, in post-colonial and decolonial studies intertwined with contributions from Cultural History, Anthropology and Sociology of the Race. The analysis took place from two movements, the first one focusing on the study of new images present in textbooks. This process considered the production of the book in dialogue with technological and editorial advances; the interests of publishers; the demands of Black Movement; changes in educational and historiographical knowledge; and public policies and guidelines related to didactic material. The second one aimed to understand how young high school students read and interpret these images. Content analysis methodology, as well as some elements of discourse analysis and a statistical analysis for the interpretation of data from the socio-cultural questionnaire, were used as methodology. We found out that there is a silencing in the textbooks due to the predominance of a European history. In contrast, a decrease in racist representations and speeches, as well as an increase in the number of images, texts and anti-racist activities were also perceived. They are considered as results of the pressure from Social Movements, especially from the Black Movement, the implementation of Law 10.639 and its guidelines concerning ethnic-racial education and the requirements of the PNLD edicts. As for the way students are affected we found out that the new knowledge and speech propagated by the new iconographies about African (s) and Afro-descendant culture (s) begin to reach the History classroom through the mediation of the teacher and the textbook. That may be seen as a timid movement, considering that Law 10.639 was enacted eighteen years ago but it is an important one. The new images, although carrying anti-racist speeches, can awaken racist speeches in young students, according to the sense and meanings that may be given to them. The improvement in the quality of the images and their captions is also worth mentioning. Finally, we pointed out the need for more studies involving the reception of students in relation to African (s) and Afro-descendant culture (s), in the perspective of an anti-racist education.
Assunto: Brasil - [Lei n.10.639, de 09 de janeiro de 2003] - Educação
Educação
Educação - Relações raciais
Educação - Relações etnicas
História - Estudo e ensino - Relações etnicas
Racismo nos livros didáticos
Negros nos livros didáticos
Discriminação na educação
Livros didáticos - Ilustrações - Relações raciais
Diversidade cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38155
Data do documento: 13-Abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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