Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Geraldo Magela Pereira Leão | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9871036913331484 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Eustáquio de Brito | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lucia Helena Alvares Leite | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Walter Ernesto Ude Marques | pt_BR |
dc.creator | João Paulo Mariano Domingues | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1844671729704598 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T14:03:33Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T14:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38166 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com jovens participantes de um bloco de carnaval de rua constituído no Aglomerado da Serra, na cidade de Belo Horizonte. O presente estudo buscou compreender as experiências vivenciadas por esses jovens a partir dessa ação coletiva. Partiu-se da perspectiva de que, na interlocução com ações coletivas, movimentos sociais e sujeitos políticos diversos, esses jovens produziam práticas de resistências, individuais e coletivas, que questionavam estratégias de manutenção de lógicas dominantes e extrapolavam o caráter de reação e autodefesa, passando a ser criadoras e produtoras de uma cultura educativa e política própria. Para isso, no plano metodológico, a partir de uma abordagem qualitativa realizou-se a integração entre algumas estratégias de coleta de dados, como: a observação participante durante doze meses e a realização de entrevistas com seis jovens idealizadores e organizadores da ação. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre educação, juventude e ações coletivas, bem como preservou um “olhar epistemológico” anticolonial. Esses estudos e olhares permitiram compreender e problematizar, limites, desafios e potencialidades das experiências juvenis relacionados ao campo social, político e cultural. A análise dos dados possibilitou perceber que longe de se subordinar a hegemonia moderna/colonial, a experiência do Seu Vizinho se mostrou uma forma de existência, resistencia e afirmação cultural e política de grupos sociais excluídos socialmente, marginalizados culturalmente e explorados economicamente, com seus corpos, territórios e modos de vida. As experiências de vida dos jovens, das crianças, das mulheres e mães, o processo de construção, organização e transformação da ação coletiva, o território e as constantes reflexões sobre as práticas e temas que faziam parte do seu cotidiano, produziram uma outra experiência social, política e cultural. Pode-se dizer que o rico encontro cultural proporcionado pelo Seu Vizinho com uma forte base cultural negra, desde sua idealização possuía um modo de organização próprio, que se moldava e se transformava no encontro e no compartilhamento de saberes e conhecimentos de cada um. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | juventude | pt_BR |
dc.subject | ações coletivas | pt_BR |
dc.subject | carnaval de rua | pt_BR |
dc.subject | práticas de resistência | pt_BR |
dc.subject | processos educativos | pt_BR |
dc.subject | movimento educador | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude - Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Carnaval - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos sociais - Aspectos educacionais - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos sociais urbanos - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos antiimperialistas | pt_BR |
dc.subject.other | . Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject.other | Aglomerado da Serra (Belo Horizonte, MG) - Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Aglomerado da Serra (Belo Horizonte, MG) - Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | Insurgências juvenis no carnaval de rua em Belo Horizonte: o bloco Seu Vizinho e a luta pela afirmação do território | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_João_P_M_Domingues_Biblioteca, 2019..pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License