Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38170
Tipo: Dissertação
Título: Rede internacional de comércio e teoria de redes: uma análise das redes e dos principais agentes via capacidade de difusão
Autor(es): Lívia Rezende Cançado
Primeiro Orientador: Tiago Alves Schieber de Jesus
Primeiro membro da banca : Laura Corina Carpi
Segundo membro da banca: Renato Moreira Hadad
Resumo: A globalização tem evidenciado a relevância do entendimento e das causas e consequências das interações e trocas comerciais entre países em um processo global que envolve integração econômica, transferência de políticas além das fronteiras, transmissão de conhecimento, estabilidade cultural, relações e discursos de poder inererentes ao desenvolvimento da sociedade (AL-RODHAN; STOUDMANN, 2006). No contexto de comércio internacional, com variados padrões de comércio e sistemas mais cada vez mais dependentes e complexos, até mesmo nos níveis mais baixos da economia, a utilização da análise por Teoria de Redes dessas estruturas formadas pelos agentes de comércio mundial fornece um expressivo conjunto de ferramentas de medidas quantitativas capazes de explorar a estrutura interna dessas redes de forma completa (HOSSU et al., 2009; DE BENEDICTS; TAJOLI, 2011; KAO, YANG; YUAN, 2015). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar os principais países da rede de comércio global sob a perspectiva da recém-criada medida de Capacidade de Difusão, de forma a entender o papel desses vértices na rede. Considerando que essas estruturas formadas pelas redes de comércio internacional possuem um potencial difusivo que depende da sua geometria topológica, utilizou-se a medida de Capacidade de Difusão (SCHIEBER et al., 2021), que quantifica a capacidade de propagação de informação por um elemento da rede, levando em conta sua conectividade estrutural e características do processo dinâmico aqui colocado como transferência de dinheiro em troca de produtos entre países. Utilizou-se da base de dados da UN Comtrade como fonte primária, uma vez que ela é considerada o banco de dados comerciais mais abrangente disponível, com mais de um bilhão de registros de comércio internacional, de acordo com a classificação de produtos do Sistema de código Harmonizado (HS). Os resultados das análises descritivas da rede de comércio internacional mostraram que, embora a complexidade dos sistemas tenha aumentado com o passar dos anos, o principais agentes e produtos permaneceram, em uma certa medida, constantes. No entanto, os resultados das análises via Capacidade de Difusão mostraram que nem sempre estar entre os dez países que mais exportam determinado produto, colocam esses países entre os dez maiores influenciadores e disseminadores. O volume exportado é de grande importância na rede, visto como um dos diferenciais da Capacidade de Difusão que pondera os links dessas redes. Todavia, é preciso entender como a rede se comporta de forma holística. Além disso, quando o volume de dados se torna tão informativo quanto complexo, é necessário que medidas não triviais sejam utilizadas a fim de extrair informações relevantes e cada vez mais completas. Assim, os resultados indicaram que apenas com a Medida de Capacidade de Difusão foi possível verificar quais países estão mais propensos a espalhar sinais, informações e fenômenos de forma mais eficiente nas redes que vão além dos primeiros vizinhos interligados.
Abstract: Globalization has demanded the understanding of the causes and consequences of interactions and trade exchanges between countries within a process that involves economic integration, transfer of policies across borders, as well as knowledge exchanging, cultural stability, power relations and discourses within the development of human society (AL-RODHAN; STOUDMANN, 2006). In the context of international trade, with varied trade patterns and increasingly more dependent and complex systems, even at the lowest levels of the economy, the use of Network Theory analysis to explore these structures formed by world trade agents provides a relevant set of quantitative measurement tools capable of fully understanding the internal structure of these networks (HOSSU et al., 2009; DE BENEDICTS; TAJOLI, 2011; KAO, YANG; YUAN, 2015). Besides of that this research aims to analyze and understand how some countries behave in the global trade network from the perspective of the recently created Network Diffusion Capacity measure. Considering that these structures formed by international trade networks have a diffusive potential that depends on their topological geometry, the Network Diffusion Capacity measure (SCHIEBER et al., 2021) was used to quantify the capacity of the players to diffuse information in the trading network, considering its structural connectivity and some traits of the dynamical process regarding the trades between countries. The UN Comtrade database was used as a primary source, since it is the most comprehensive commercial database available, with more than one billion records of trading that uses the classification of products according to the Harmonized System codes (HS). The results of descriptive analyzes of the international trade network showed that the complexity of the systems has increased over the years, but the main agents and products remained, to a certain extent, constant. However, the results of the analyzes that used the Network Diffusion Capacity measure showed that being among the ten largest exporters of a certain product does put a country to figure among those ten largest influencers and disseminators of information throughout the network. The volume exported by a certain country is of great importance in the network, it is seen as one of the differentials of the Diffusion Capacity measure that adjusts the links of the trading networks. However, it is necessary to go beyond that and understand how the network behaves holistically. Moreover, when the volume of data becomes as informative as it is complex, it is wise to apply non-trivial measures in order to extract relevant and complete information. Thus, the results indicated that only with the Diffusion Capacity measure it was possible to verify which countries are more likely to diffuse information more efficiently that go beyond the first link in the network.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38170
Data do documento: 9-Jul-2021
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