Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38188
Type: Dissertação
Title: Narrativas de professores e as práticas pedagógicas: flashes narrativos no contexto da educação integral
Authors: Michelle Carvalho Soares
First Advisor: Cláudia Starling Bosco
Abstract: Diante dos desafios da construção e efetiva consolidação de uma política de educação integral que priorize o protagonismo dos estudantes bem como as práticas pedagógicas que dialogam na perspectiva de um currículo mais flexível e multicultural, esta pesquisa objetiva compreender aspectos referentes às práticas pedagógicas dos docentes no contexto da Educação Integral (EI). O estudo proposto problematiza como as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental dialogam com a concepção da Educação Integral na busca de uma educação que priorize a formação integral e a superação da fragmentação curricular no contexto escolar. Assim, a partir das narrativas de professores que atuam em escolas municipais de Belo Horizonte e de Contagem/MG, buscamos reconhecer o contexto histórico da participação das diferentes escolas no Programa de Educação Integral, conhecer as trajetórias dos professores e suas práticas pedagógicas, evidenciando as diferentes concepções sobre a EI. Como a opção metodológica baseia-se na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, buscamos também contribuir para a formação continuada dos docentes à medida em que a abordagem por meio das narrativas orais ou escritas trazem à tona uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas ao rememorá-las, possibilitando assim, a reflexão sobre o ensino, foco da Didática. Como principais referenciais teóricos, no campo da educação integral, apontamos as discussões de autores como: GADOTTI (2009), MOLL (2009), GUARÁ (2009), CAVALIERE (2002), MAURÍCIO(2009) e ARROYO (2002)(2009). Os resultados indicam uma polissemia de concepções de EI, bem como seus reflexos sobre a docência, revelados por meio das narrativas. Percebemos que os aspectos organizacionais dificultam a realização das práticas pedagógicas, bem como a mobilização dos saberes docentes em torno de propostas educativas mais amplas, mesmo quando os docentes trabalham numa perspectiva conceitual de Educação Integral, pautada no reconhecimento do sujeito como um ser integral, sem privilegiar o aspecto cognitivo sobre os aspectos sociais, afetivos, corporais e emocionais. Destacamos ainda que faz-se necessário aprimorar as práticas pedagógicas que corroboram para a problematização, diálogo e reflexão acerca do currículo no intuito de criarmos resistência aos modelos fragmentados e hegemônicos.
Subject: Educação
Educação integral
Ensino integrado - Didática
Professores de ensino fundamental - Narrativas pessoais
Professoras - Narrativas pessoais
Professores - Autobiografia
Belo Horizonte (MG) - Educação
Contagem (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38188
Issue Date: 18-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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