Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reinildes Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7705666379636591pt_BR
dc.contributor.referee1Mary Kalantzispt_BR
dc.contributor.referee2Juscelino Francisco do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee3Junia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.contributor.referee4Sônia Maria de Oliveira Pimentapt_BR
dc.creatorVânia Carvalho de Castropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549013860098982pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T20:11:42Z-
dc.date.available2021-09-30T20:11:42Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38211-
dc.description.abstractO uso de smartphones no cotidiano dos alunos para diferentes fins tem crescido acentuadamente, caracterizando uma era de ubiquidade. Nesse sentido, surge a necessidade de ampliar o ensino e, consequentemente, o espaço para o aprendizado, a qualquer momento e em qualquer lugar, pois os alunos têm pelo menos um dispositivo móvel em suas mochilas. Dado que os dispositivos móveis configuram uma plataforma tecnológica de mais rápido crescimento (Pegrum, 2014; Unesco, 2013, 2019), surge a necessidade de alinhar o uso dos dispositivos móveis com a teoria as ‘sete affordances do digital’ ou ‘ecologias de e-learning’ de Cope e Kalantzis (2017). Essas noções representam as possibilidades de uso efetivo das tecnologias na aprendizagem do século XXI. Segundo os autores, se reconhecidos e aproveitados, elas irão preparar os alunos para o sucesso em um mundo cada vez mais dominado pelos fluxos de informação digital. Portanto, esta pesquisa se baseia na formação continuada de professores no contexto da escola pública à luz dos multiletramentos para uma pedagogia transformadora (Kalantzis & Cope, 2012; Giroux, 1997). O objetivo principal desta pesquisa é investigar como as ‘sete affordances do digital’ alinhadas aos multiletramentos podem ser utilizadas para projetar experiências de aprendizagem móvel no ensino de inglês em um contexto educacional público brasileiro. Este estudo qualitativo combina três métodos de pesquisa: autoetnografia, estudo de caso e pesquisa baseada em design. A pesquisa envolve dois estudos investigativos. O primeiro foi um projeto piloto (MultiMobi) que incluiu projetar, implementar e interpretar os dados gerados por um curso online no Brasil em 2019. O segundo, a investigação principal (curso 7 e-Affordances), foi desenvolvido durante o programa de doutorado sanduíche Capes/Print da Universidade de Illinois em Urbana – Champaign (UIUC) de outubro de 2019 a março de 2020. A implementação ocorreu no Brasil durante a pandemia do COVID-19. Os resultados desta dissertação ilustram que os participantes do curso 7 e-Affordances foram capazes de maximizar a aquisição de conceitos básicos relacionados às 'sete ecologias de e-learning’ em um ambiente de aprendizagem móvel de várias maneiras. Entre os resultados, os participantes ampliaram o tempo e o espaço para o ensino e aprendizagem de inglês; reconheceram que os alunos precisam ser ativos no processo de aprendizagem; forneceram situações de aprendizagem significativas nas atividades que criaram nos planos de aula multimodais, dentre outros.pt_BR
dc.description.resumoThe use of smartphones in students’ daily lives for different purposes has been growing increasingly, and we have been living in an era of digital ubiquity. In this respect, there is a need to expand teaching and, consequently, the space for learning, making it anytime, anywhere, as students have at least one mobile device in their backpacks. Given that mobile devices are the fastest spreading technology (Pegrum, 2014; UNESCO, 2013, 2019), it would be a missed opportunity not to align this momentum with the ‘seven affordances of the digital’ or ‘e-learning ecologies’ by Cope and Kalantzis (2017). These notions represent the possibilities for the effective use of technologies in 21st-century learning. According to Cope and Kalantzis (2017) and several researchers, if recognized and harnessed, they will prepare learners for success in a world increasingly dominated by digital information flows. Therefore, this research is based on educating public school teachers from the perspective of the multiliteracies towards a transformative pedagogy (Kalantzis & Cope, 2012; Giroux, 1997). Its main objective is to investigate how the seven affordances of the digital aligned to multiliteracies can be drawn upon to design mobile learning experiences in English teaching in a Brazilian public educational context. This qualitative study combines different aspects from an autoethnographic, case study, and design-based research perspectives. The research involves two investigative studies. The first one was a pilot project (MultiMobi) that included designing, implementing, and interpreting the data generated by an online course in Brazil during 2019. The second, the primary investigation (7 e-Affordances course), was developed during the doctoral program Capes/Print at the University of Illinois at Urbana–Champaign (UIUC) from October 2019 to March 2020. Its implementation took place in Brazil during the COVID-19 pandemic. The outcomes of this dissertation reveal that the participants in the 7 e-Affordances course were able to maximize the knowledge concerning the basic concepts related to the seven e-learning ecologies in a mobile learning setting in various ways. Among the findings, the participants expanded time and space for English teaching and learning, recognized that students need to be active in the learning process, and provided significant learning situations in the activities they created for their multimodal lesson plans that will possibly be used in their educational contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSeven affordances of the digitalpt_BR
dc.subjectE-learning ecologiespt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectMobile learningpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleMobile learning and the 7 affordances of the digital in English teaching at Brazilian public schoolspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Vania Castro.pdf18.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons