Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38229
Tipo: Tese
Título: Tradição visual: políticas de conservação de acervos etnográficos a partir de práticas inclusivas
Título(s) alternativo(s): Visual tradition: politics of ethnographic collections conservation from inclusive practises
Autor(es): Mônica Lima de Carvalho
primer Tutor: Yacy-Ara Froner Gonçalves
primer miembro del tribunal : Luiz Antonio Cruz Souza
Segundo miembro del tribunal: Manuel Ferreira Lima Filho
Tercer miembro del tribunal: Maria Regina Emery Quites
Cuarto miembro del tribunal: Gabriela de Lima Gomes
Resumen: Os artefatos da cultura material indígena desenham seu estilo próprio pela leveza das formas e efemeridade da matéria, materializam do mundo da natureza dos seres orgânicos e inorgânicos o elemento essencial da vida - ela mesma pela interface da criatividade. O estudo do qual escrevo narra a experiência de 20 anos de atividade no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, resultando, assim, na contribuição epistemológica à Conservação Participativa das Coleções do Acervo Etnográfico Indígena sob a sua guarda. Protagoniza a cultura material indígena à importância da implementação de gestão a partir da metodologia participativa pela presença de seus produtores às atividades que favorecem a preservação dos artefatos componentes dessas coleções. Intenta introduzir o gerenciamento compartilhado da Preservação do Patrimônio Cultural à demanda da conservação das Coleções Etnográficas Indígenas hoje existentes nos museus de natureza antropológica no Brasil. Em tese, trazer os Indígenas aos museus brasileiros, tê-los efetivamente como parte integrante de equipes que atuam em prol da preservação dessas coleções salvaguardadas, permitindo-os a abordagem espontânea de seus artefatos em Reservas Técnicas, porém, a partir dos critérios da Conservação Preventiva aplicados à salvaguarda das coleções museológicas. A importância da tese sugerida enaltece a aceitação social daqueles que trazem consigo a arte de construir e enxergar a realidade de sua produção em artefatos que revelam suas origens tradicionais, a partir das diversificadas formas criativas de se trabalhar o gerenciamento das coleções etnográficas Indígenas nos museus que vêm de encontro, principalmente, aos interesses dos Ameríndios, que gostariam de trabalhar nessas instituições que salvaguardam as suas culturas materiais. Desse modo, contribuir com as demandas da documentação dos acervos etnográficos Indígenas brasileiros, além de proporcionar a possibilidade de promover ações temáticas - educativas ao público e, ainda, a divulgação, respectivamente, dos próprios museus promovedores dessas iniciativas.
Abstract: The artefacts of indigenous material culture draw their own style through the lightness of forms and the ephemerality of the matter and materialise the essential element of life from the natural world of organic and inorganic beings - itself through the interface of creativity. The analysis of which I write about narrates the experience of twenty years of activities in the Anthropological Museum of the Federal University of Goiás, resulting in the epistemological contribution towards the Participatory Conservation of the indigenous ethnographical collections under its guard. The indigenous material culture is essential for the managerial implementation of the methodology of participant observation through the exposure of their producers to the activities that favour the preservation of the component artefacts of these collections. The intention is to introduce the shared management of the Cultural Heritage preservation to the demand of Conservation of the indigenous ethnographic collections currently present in Brazilian anthropological museums. In theory, bringing the Indigenous to the Brazilian museums and effectively integrating them as part of the teams that act in favor of the preservation of these safeguarded collections, allowing them to opt for a spontaneous approach towards their artefacts in Technical Reserves, following the criteria of the Preventive Conservation applied to the safeguard of museum collections. The importance of the suggested theory praises the social acceptance of those who bring along the art of constructing and seeing the reality of their production in artefacts that reveal their traditional origins through the diverse creative ways of managing the indigenous ethnographic collections in the museums that meet, mainly, the interests of the Amerindians that would like to work in these institutions that storage their material cultures. This way, contributing to the demands of the documentation of the Brazilian indigenous ethnographic collections provides the possibility of the promotion of educational actions to the public and promotes, respectively, the museums that sponsor this initiative.
Asunto: Museu Antropológico (Goiânia, GO)
Índios - Cultura
Museus antropológicos e coleções - Brasil
Museus etnológicos e coleções - Brasil
Arte indígena - Conservação e restauração
Conservação preventiva
Patrimônio cultural - Proteção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38229
Fecha del documento: 27-mar-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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