Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38234
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Processo de amamentação exclusiva entre as mulheres e crianças cadastradas no Programa Mãe Coruja no município de Santa Cruz - PE |
Autor(es): | Andréia Manoele Henrique |
primer Tutor: | Inez Maria Tenório |
Resumen: | Este estudo visa potencializar o processo de amamentação exclusiva entre as mulheres e crianças cadastradas no Programa Mãe Coruja no Município de Santa Cruz – PE. O tema é de interesse da saúde pública, por envolver serviços de saúde, comunidades, meios de comunicação, em prol de seu incentivo. A proposta encontra-se em curso, tendo sido realizadas 04 oficinas educativas de setembro a novembro de 2017, turno da manhã, com as mulheres inseridas na área adstrita de duas Unidades de Saúde de Família nas unidades ESF Vila Nova; ESF Bulandeira em um tempo que variou de 30 minutos a 50 minutos. Participaram 22 gestantes e 06 acompanhantes totalizando 28 participantes. As questões que emergiram por parte das gestantes foram: nutrição fornecida aos bebês no ato de amamentar; o tempo certo de amamentar; os benefícios para as mães que amamentam. Com a execução dessa proposta, foi possível identificar que, a amamentação está relacionada a condicionantes sociais, culturais, econômicos, políticos. A amamentação é determinada socioculturalmente. Essa compreensão foi geradora de amplo debate em todo o processo educativo. Como enfermeira, facilitar este processo foi não somente grande investimento social, mas, algo especialmente desafiador no sentido de transformar o lugar da mulher presente nos discursos, situando-o exclusivamente na maternidade para a abordagem de mulher como sujeito, protagonista de sua história. |
Abstract: | This study aims to potentiate the exclusive breastfeeding process among women and children enrolled in the Owl Mother Program in the Municipality of Santa Cruz - PE. The theme is of public health interest, as it involves health services, communities, the media, in favor of its incentive. The proposal is underway, with 4 educational workshops held from September to November 2017, morning shift, with women inserted in the attached area of two Family Health Units in the ESF Vila Nova units; ESF Bulletin in a time that ranged from 30 minutes to 50 minutes. Twenty-two pregnant women and six companions attended a total of 28 participants. The questions that emerged on the part of the pregnant women were: nutrition provided to the babies in the act of breastfeeding; the right time to breastfeed; the benefits for breastfeeding mothers. With the implementation of this proposal, it was possible to identify that breastfeeding is related to social, cultural, economic, and political factors. Breastfeeding is determined socioculturally. This understanding generated broad debate throughout the educational process. As a nurse, facilitating this process was not only a great social investment, but a particularly challenging one in the sense of transforming the place of the woman present in the discourses, placing her exclusively in the maternity to the approach of woman as subject, protagonist of its history. |
Asunto: | Aleitamento Materno/psicologia Estratégia Saúde da Família Gestantes/educação Monografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38234 |
Fecha del documento: | 12-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD) |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto de Intervenção Andreia Henrique revisão banca final.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.