Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38237
Type: Monografia (especialização)
Title: A educação permenente como ferramenta de mudanças: dimensões ou critérios para análise da potência de um projeto de intervenção na perspectiva da transversalidade e cogestão
Authors: Jaqueline de Moraes Ananias Andrade
First Advisor: Helena Borges Martins da Silva Paro
Abstract: Introdução A proposta da Educação Permanente em Saúde – EPS- surgiu na década e 1980, por iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/ OMS) para o desenvolvimento dos Recursos Humanos na Saúde. No Brasil, foi lançada como política nacional em 2003, constituindo papel importante na concepção de um SUS democrático, equitativo e eficiente. A EPS é estabelecida como instrumento para transformar o profissional de saúde em um exímio conhecedor da sua realidade local (LOPES et al., 2007). Sendo assim, a aposta é fortalecer a Educação Permanente (EP) como norteadora de novas práticas que orientam a reflexão sobre o trabalho e a construção de processos de aprendizagem colaborativa e significativa, ofertando ações coletivas de desenvolvimento aos trabalhadores, a partir dos principais desafios identificados pelas equipes no cotidiano do trabalho. Afinal, como ensina Paulo Freire (1989), o ser humano não pode ser compreendido fora de seu contexto. Objetivo: Implantar e manter o programa de educação permanente específico no setor Centro obstétrico HCUFU; Promover a reflexão entre a equipe de enfermagem sobre a sua rotina profissional; Implementar atualização da assistência baseada nas melhores evidências científicas; Favorecer e estimular a atualização por meio da busca e leitura científica; Metodologia: Trata-se de uma estratégia de EP por meio de reunião semanal para apresentação e discussão de casos oriundos da realidade local e implementação de mudanças de conduta através da atualização/implantação de protocolos de assistência e POP. Para as atividades de estudo utiliza-se metodologias ativas como o Ciclo de Reflexão (CLAP/SMR), o role play, uma técnica didática em que os participantes são envolvidos numa situação-problema, devendo tomar decisões e prever suas consequências; este exercício é uma metodologia de ensino democrática e participativa, que aborda conteúdos e aprendizagens compreendendo o aprender na ação. Resultados parciais: O tema do primeiro encontro foi Atualização do Protocolo de Recepção/Admissão da paciente no setor, nesta atividade foi utilizada a técnica de role play, onde uma das técnicas em enfermagem simularam o papel de paciente que chega no setor para ser submetida a uma cirurgia, e recepcionada por outra técnica, conforme a rotina atual, apontando os “problemas/inconformidades” na maneira como atuam no seu cotidiano. A reflexão desta atividade apontou a necessidade de mudanças na rotina do serviço, ficou acordado a elaboração e implantação do protocolo de cirurgia/parto seguro, que está sendo elaborado pela equipe. Após as reflexões foi proposto e elaborado um roteiro denominado Lista de verificação do parto seguro que está sendo institucionalizado no setor. Conclusão: A implantação do referido projeto de intervenção se configura como estratégia disparadora de reflexões e mudanças na rotina do setor, com grande potencial para melhorar a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.
Subject: Educação Continuada em Enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Enfermagem Obstétrica/educação
Monografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38237
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

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