Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38245
Type: Tese
Title: As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida
Authors: Maria de Fátima Pereira Carvalho
First Advisor: Carmem Lúcia Eiterer
First Referee: Tatyanne Gomes Marques ( UNEB)
Second Referee: Paula Cristina Silva ( UFVJM)
Third Referee: Maria Cristina da Silva ( UEMG)
metadata.dc.contributor.referee4: Juliana Batista dos Reis ( UFMG)
metadata.dc.contributor.referee5: Anna Paula Vencato ( UFMG)
Abstract: Esta tese investiga projetos de vida de jovens mulheres inseridas no II Segmento da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino da cidade de Guanambi, Alto Sertão da Bahia, Brasil. Do ponto de vista técnico-metodológico, ao longo de 2017 e 2019, foram realizados Grupos de Discussão com um conjunto mais amplo de colaboradoras jovens e entrevistas semiestruturadas personalizadas com cinco dessas participantes. O objetivo central desta pesquisa é conhecer os projetos de vida dessas jovens mulheres, verificando em que medida a escolarização toma parte deles. Para tanto, identifica-se o perfil etário, racial e profissional das jovens mulheres matriculadas na EJA da rede pública de ensino do município de Guanambi, descreve-se parte dos projetos de vida delas, destacando os modos e o lugar que ocupam em suas vidas, e analisa-se de que maneira a escolarização se insere em seus planos para o futuro. A compreensão dos dados está fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa. Teoricamente, a pesquisa embasa-se em estudos feministas que tratam das questões de gênero e escolarização (BARBOSA, 2013; DAVIS, 2016; HIRATA, 2014; KABEYA, 2010; Leoncy, 2013; LOURO, 1997; MARQUES (2019); MATOS, 2008; Narvaz; Sant’Anna Tesseler, 2013; SCOTT, 1990; SILVA, 2017; SILVA, 2018; SOUZA, 2015) e em trabalhos sobre juventudes e projetos de vida (ABRAMO, 2007; CARRANO, 2007; DAYRELL, 2005; PAIS, 1993). A análise dos dados demonstra que, ao compartilharem parte de suas trajetórias e projetos de vida, a compreensão do que é ser uma mulher na sociedade brasileira está atrelada à intersecção entre classe, raça/etnia, gênero e geração. Os resultados da pesquisa apontam também que as jovens mulheres inseridas na EJA não são quaisquer mulheres, são jovens, mulheres, pobres, em sua maioria negras, nordestinas, que perpassam por enfrentamentos para permanecer na escolarização e naturalizam a cultura do sofrimento. Embora cerceadas por desafios que as impedem de fazer certas escolhas, apresentam experiências para além dos modos instituídos do ser masculino e do ser feminino e vivenciam outras formas de ser, de existir e de agir entre tabus do meio social em que estão inseridas. Questões referentes ao racismo, à discriminação contra a mulher, à maternidade na adolescência e à violência têm afetado diretamente as jovens mulheres estudantes da EJA no município de Guanambi/BA.
Abstract: This thesis investigates life projects of young women inserted in the segment II of Youth and Adult Education of the public school system in the city of Guanambi, located in the High Backlands of Bahia, Brazil. From a technical-methodological point of view, throughout 2017 and 2019, discussion groups were held with a broader group of young collaborating female from whom five of them were submitted to a semi-structured personalized interview. The main objective of this research is to know the life projects of these young women, verifying to what extent schooling takes part in them. To reach that aim, it is identified the age, racial and professional profile of young women enrolled in EJA Public school system in the city of Guanambi; part of their life projects are described, highlighting and analyzing the ways and place these projects take part in their lives and how schooling fits into their plans. The understanding of the data is based on the assumptions of a qualitative approach. Theoretically, the research is based on the feminist studies that address issues of gender and schooling (BARBOSA, 2013; DAVIS, 2016; HIRATA, 2014; KABEYA, 2010; LEONCY, 2013; LOURO, 1997; MARQUES, 2019; MATOS, 2008; NARVAZ; SANT’ANNA TESSELER, 2013; SCOTT, 1990; SILVA, 2017; SILVA, 2018; SOUZA, 2015) and on studies on youth and life projects (ABRAMO, 2007; CARRANO, 2007; DAYRELL, 2005; PAIS, 1993). The data analysis demonstrates that, by sharing part of their trajectories and life projects, the understanding of what it is to be a woman in Brazilian society is linked to the intersection among class, race/ethnicity, gender and generation. The research results also indicates that the young women attending EJA are not just any women, they are young, women, poor, mostly black, northeastern, who go through confrontations to stay in school and naturalize the culture of suffering. Although surrounded by challenges that prevent them from making certain choices, they present experiences that go beyond the established ways of being male and female and experience other ways of being, existing and acting amid taboos of the social environment in which they are inserted. Issues related to racism, discrimination against women, teenage motherhood and violence have directly affected young female students attending EJA education in the city of Guanambi/BA.
Subject: Educação de adultos
Educação de adultos -- Relações de gênero
Educação feminina
Juventude -- Educação
Bahia -- Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38245
Issue Date: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
__Maria de Fátima Carvalho - tese_versão final_OK.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons