Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38251
Tipo: Artigo de Evento
Título: Organizações, ciência e opinião pública: estratégias de comunicação e influência no episódio da Guerra das Correntes Elétricas
Autor(es): Daniel Reis Silva
Resumo: O presente artigo aborda, em caráter exploratório, o episódio da “Guerra das Correntes Elétricas”, um dos primeiros casos em que corporações modernas se empenharam em influenciar a opinião pública, por meio de uma polêmica científica, para obterem legitimidade pública e vantagens competitivas. O artigo busca, nesse sentido, explorar como as diversas práticas presentes naquele episódio podem ajudar a ampliar a compreensão sobre a complexa relação entre organizações privadas, ciência e opinião pública. Para tanto, explora quatro pontos principais do caso: a criação de Thomas Edison como um cientista celebridade, a formação de incertezas científicas, o uso de uma terceira parte desinteressada e a criação e interpretação de acontecimentos.
Assunto: Relações públicas
Opinião pública
Empresas
Ciência Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38251
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/series/abrapcorp/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
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