Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115477440886635pt_BR
dc.contributor.referee1João Guilherme Magalhãespt_BR
dc.creatorNayara Ferreira Gomes Menezespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T21:28:34Z-
dc.date.available2021-10-05T21:28:34Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38291-
dc.description.abstractOnce a company's objectives are entrenched, managers rely on the help of strategic planning to achieve them, since this tool makes it possible to define the best direction to pursue. This study proposes the implementation of strategic planning in a higher education institution to answer the following question: how can strategic planning contribute to the management of a higher education organization? To answer the question, based on the descriptive research carried out and on the case study designed to describe, diagnose, and apply the theoretical concepts presented in the study, through a qualitative approach. Therefore, this study comprises declares, according to the company's context, its strengths, and weaknesses, along with the opportunities and threats in the external environment, identifying the feasibility of maximizing strengths and mitigating weaknesses. After identifying the company's objectives, strategies to achieve them were determined, elucidating an action plan for each strategy presented.pt_BR
dc.description.resumoUma vez estabelecidos os objetivos de uma empresa, os gestores contam com o auxílio do planejamento estratégico para atingi-los, considerando que esta ferramenta possibilita definir a melhor direção a ser seguida. Este estudo propõe a implementação do planejamento estratégico em uma instituição de ensino superior no intuito de responder a seguinte questão: de que maneira o planejamento estratégico pode contribuir para a gestão de uma organização de ensino superior? A fim de responder a questão, com base na pesquisa descritiva realizada e no estudo de caso elaborado para descrever, diagnosticar e aplicar os conceitos teóricos apresentados no estudo, mediante uma abordagem qualitativa. Portanto, o presente estudo compreende apresentar, conforme o contexto da empresa, seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças no ambiente externo, identificando viabilidades de maximização dos pontos fortes e de mitigar os pontos fracos. Após identificar os objetivos da empresa, as estratégias para alcança-los foram determinadas, elucidando um plano de ação para cada estratégia apresentada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectProcesso de planejamentopt_BR
dc.subjectFormulação de estratégiapt_BR
dc.titleProposta de implantação de um planejamento estratégico em uma organização privada de ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons