Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andréa Moreno | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983945900663400 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Admir Soares de Almeida Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cristiane Oliveira Pisani Martini | pt_BR |
dc.creator | Ana Cristina de Abreu Mazzoni | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7742266359126367 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T12:11:45Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T12:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38294 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre a importância da relação museu, escola e educação para a formação dos alunos e das alunas, uma vez que, apropriar-se dos espaços museológicos pode ser uma grande oportunidade de ampliar o repertório dos discentes e criar um diálogo com a sala de aula. Discuto principalmente como a Educação Física pode entrar nesses espaços, criando possibilidades fora dos muros da escola. Enfatizo no decorrer da pesquisa, que os conhecimentos a serem partilhados nos museus devem ser construídos, analisados e contextualizados, formando uma rede de significados, de modo tal que os alunos e alunas possam perceber e compreender sua pertinência. Para tal estudo, foram escolhidos três museus de Belo Horizonte: Museu do Futebol, Museu de Artes e Ofícios e Museu dos Brinquedos. Como produto final foi elaborado um guia, com o título: “Itinerário para a Educação Física Escolar: Explorando os Museus de Belo Horizonte” com temas sugestivos relacionados as diversas práticas corporais, a serem trabalhados pelos professores e professoras na escola, no museu e na volta para a escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Itinerários | pt_BR |
dc.subject.other | Museu do futebol - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Museu de artes e ofícios - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Museu dos brinquedos - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - História | pt_BR |
dc.subject.other | Museus e escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino visual | pt_BR |
dc.subject.other | Museus - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.title | Itinerários para a educação física escolar: explorando os museus de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Itinerários para a Educação Física Escolar Explorando os Museus de Belo Horizonte.pdf | 672.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.