Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Morenopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983945900663400pt_BR
dc.contributor.referee1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Cristiane Oliveira Pisani Martinipt_BR
dc.creatorAna Cristina de Abreu Mazzonipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742266359126367pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T12:11:45Z-
dc.date.available2021-10-06T12:11:45Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38294-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a importância da relação museu, escola e educação para a formação dos alunos e das alunas, uma vez que, apropriar-se dos espaços museológicos pode ser uma grande oportunidade de ampliar o repertório dos discentes e criar um diálogo com a sala de aula. Discuto principalmente como a Educação Física pode entrar nesses espaços, criando possibilidades fora dos muros da escola. Enfatizo no decorrer da pesquisa, que os conhecimentos a serem partilhados nos museus devem ser construídos, analisados e contextualizados, formando uma rede de significados, de modo tal que os alunos e alunas possam perceber e compreender sua pertinência. Para tal estudo, foram escolhidos três museus de Belo Horizonte: Museu do Futebol, Museu de Artes e Ofícios e Museu dos Brinquedos. Como produto final foi elaborado um guia, com o título: “Itinerário para a Educação Física Escolar: Explorando os Museus de Belo Horizonte” com temas sugestivos relacionados as diversas práticas corporais, a serem trabalhados pelos professores e professoras na escola, no museu e na volta para a escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectItineráriospt_BR
dc.subject.otherMuseu do futebol - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherMuseu de artes e ofícios - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherMuseu dos brinquedos - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação física - Históriapt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherEnsino visualpt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleItinerários para a educação física escolar: explorando os museus de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Itinerários para a Educação Física Escolar Explorando os Museus de Belo Horizonte.pdf672.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.