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http://hdl.handle.net/1843/38296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carmem Lúcia Eiterer | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9905263965506713 | pt_BR |
dc.creator | Kleide Iraci Marques silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9575567063800838 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T13:04:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T13:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38296 | - |
dc.description.resumo | O objeto de investigação deste estudo situa-se na interseção dos temas Quilombo, Gênero, Raça e Geração, buscando compreender como as mulheres quilombolas de Barrinha, Bom Jesus da Lapa, produzem suas relações de gênero, no que tange às suas agências, considerando mudanças e permanências de uma geração para outra. Os objetivos propostos pelo estudo tomaram por base a problematização a partir de pesquisas sobre mulheres quilombolas e relações de gênero. Quanto à perspectiva teórico-metodológica, o embasamento está nos estudos teóricos de Carneiro (2003), Crenshaw (2002), Davis (2016) e Hooks (2015), que dialogam sobre interseccionalidade de gênero, raça e classe social e o pensamento negro feminista; Piscitelli (2008, 2009) e Scott (1995, 2005), que discutem sobre feminismos e gênero; Hirata (2004) com a discussão sobre o care que constitui uma das agências femininas e Moutinho (2014) com a visão antropológica sobre o estado da arte sobre o feminismo no Brasil. O que tem justificado a proposição deste empreendimento acadêmico-científico é a importância que os contextos específicos conquistaram na atualidade, sobretudo, as pesquisas que focalizam experiências pessoais e histórias de vida dos sujeitos. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos sob abordagem qualitativa, utilizaram técnicas de pesquisa inerentes aos estudos de caso, como entrevista semiestruturada e observação participante, bem como registros fotográficos e áudios. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento dos dados. O estudo apontou permanências e mudanças. Permanências: o cuidado como atribuição feminina ocorre em todo o processo de desenvolvimento das pessoas para a reprodução do grupo. Entre as envolvidas estão mães, parentes, vizinhas e avós; há dupla/tripla jornada de trabalho nas duas gerações; o trabalho reprodutivo e educação são atributos, exclusivamente, femininos; trabalhos pesados realizados por mulheres considerados como masculinos tendem à naturalização. Mudanças: liberdade para trabalhar fora; lutas por equidade racial e de gênero, potencializadas pelo aumento do nível de consciência; educação não sexista. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições no sentido de evidenciar novas formas de atuação feminina que possam transformar a vida pessoal e da comunidade. Almeja-se que este trabalho contribua com o mundo acadêmico, pois, ao se ancorar nos conhecimentos acumulados nas análises das categorias Quilombo, Gênero, Raça e Geração, poderá incrementar os conhecimentos nesse campo de pesquisa, haja vista que na revisão de literatura não encontramos estudos que contemplassem o conjunto dessas categorias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Geração Familiar | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação feminina - Relações etnicads | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombolas - Mulheres | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombos - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombos - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombos - Bom Jesus da Lapa (BA) | pt_BR |
dc.subject.other | Bahia - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Bom Jesus da Lapa (BA) - Educação | pt_BR |
dc.title | Mulheres negras quilombolas: um estudo de caso sobre agência feminina na dinâmica da geração familiar, Barrinha, Bom Jesus da Lapa, Bahia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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