Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38328
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dispositivo de antecipação da alfabetização e políticas curriculares contemporâneas: governando crianças e docentes
Título(s) alternativo(s): Literacy anticipation device and contemporary curriculum policies: governing children and teachers
Dispositivo de anticipación de la alfabetización y políticas curriculares contemporáneas: gobierno de niños y maestros
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumen: Este artigo analisa três documentos curriculares recentes – os Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2012), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e o Caderno da Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019) – para compreender de que modo o dispositivo de antecipação da alfabetização opera nesses textos para produzir a criança alfabetizada. Com base em uma perspectiva foucaultiana, considero que um dispositivo se constitui de elementos diversos e tem como objetivo eliminar determinados riscos e governar dadas populações. O dispositivo de antecipação da alfabetização pretende governar crianças e docentes a fim de produzir uma criança que se alfabetize o quanto antes, eliminando os riscos que uma população analfabeta pode representar. Argumento que para justificar a antecipação da alfabetização como estratégia fundamental para a diminuição dos riscos que envolvem a população infantil, os três documentos curriculares utilizam a expertise e a argumentação em torno da ciência como técnica importante. Embora se utilizem de técnicas semelhantes, as definições de quem são os experts e qual ciência é a verdadeira variam nos documentos, gerando tensões e conflitos em torno de que conhecimentos e saberes são válidos no processo de alfabetização. Com base na análise de discurso de inspiração foucaultiana, mostro as condições de emergência para que essas verdades sejam afirmadas, bem como os conflitos que se estabelecem na demanda pelas posições de sujeito criança alfabetizada e boa professora alfabetizadora.
Abstract: This article analyzes three recent curriculum documents the National Pact for Literacy Training at the Right Age Notebooks (BRASIL, 2012), The Common National Curriculum Base (BRASIL, 2018) and the National Literacy Policy Notebook (BRASIL, 2019) – to understand how the literacy anticipation device operates in these texts to produce the literate child. From a foucaultian perspective, I consider that a device is constituted by several elements and aims to eliminate certain risks and to govern given populations. The literacy anticipation device intends to govern children and teachers in order to produce a literate child as soon as possible, eliminating the risks that an illiterate population may represent. I argue that in order to justify the anticipation of literacy as a fundamental strategy for reducing the risks to the child population, the three curriculum documents use expertise and reasoning around science as an important technique. Although similar techniques are used, the definitions of who the experts are and which science is the true vary in the documents, causing tensions and conflicts around which knowledge and knowledge are valid in the literacy process. Based on Foucaultian-inspired discourse analysis, I show the emergency conditions for these truths to be affirmed, as well as the conflicts that are established in the demand for the subject positions of literate child and good literacy teacher.
Asunto: Alfabetização
Currículos
Sistemas de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9689
URI: http://hdl.handle.net/1843/38328
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9689/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Linguagens, Educação e Sociedade
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