Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38338
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Theles de Oliveira Costa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7634950342552708 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hasla de Paula Pacheco | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anderson Cesar Lobato | pt_BR |
dc.creator | Adriana Maria Loureiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2746224466101586 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T12:57:26Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T12:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38338 | - |
dc.description.resumo | Os saberes dos povos tradicionais e o conhecimento científico da academia dialogam entre si. A universidade assumiu o papel de manter esse diálogo e de levá-lo, assim como o conhecimento produzido a partir desse diálogo, a todos os segmentos da sociedade ao tornar público os resultados dos estudos. O objetivo deste trabalho é o de, a partir das noções de gestão acadêmica – com a criação de novos cursos – e de gestão de documentos – e como a universidade lida com a questão autoral para disponibilizar publicamente a produção de seus alunos – mapear o estado da arte de resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados entre os anos de 2016 e 2019 de alunos da etnia Xakriabá da Formação Intercultural de Educadores Indígenas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com o intuito de, ao superar a lógica de uma pesquisa de laboratório, em que um objeto é observado por um sujeito, realizar um estudo com o referido povo a partir de seus próprios textos. Uma categorização dos trabalhos estudados foi feita e elementos como costumes, meio ambiente e história, que norteiam os TCC’s, são considerados como fundamentais para a existência e resistência desse povo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Gestão de documentos | pt_BR |
dc.subject | Formação intercultural de educadores indígenas | pt_BR |
dc.subject | Povo Xakriabá | pt_BR |
dc.title | Gestão acadêmica e de documentos: o estado da arte da produção Xakriabá na FIEI/FaE-UFMG entre 2016 e 2019 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana Maria LoureiroGIFES.pdf | 541.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License