Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Theles de Oliveira Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7634950342552708pt_BR
dc.contributor.referee1Hasla de Paula Pachecopt_BR
dc.contributor.referee2Anderson Cesar Lobatopt_BR
dc.creatorAdriana Maria Loureiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746224466101586pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T12:57:26Z-
dc.date.available2021-10-13T12:57:26Z-
dc.date.issued2020-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38338-
dc.description.resumoOs saberes dos povos tradicionais e o conhecimento científico da academia dialogam entre si. A universidade assumiu o papel de manter esse diálogo e de levá-lo, assim como o conhecimento produzido a partir desse diálogo, a todos os segmentos da sociedade ao tornar público os resultados dos estudos. O objetivo deste trabalho é o de, a partir das noções de gestão acadêmica – com a criação de novos cursos – e de gestão de documentos – e como a universidade lida com a questão autoral para disponibilizar publicamente a produção de seus alunos – mapear o estado da arte de resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados entre os anos de 2016 e 2019 de alunos da etnia Xakriabá da Formação Intercultural de Educadores Indígenas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com o intuito de, ao superar a lógica de uma pesquisa de laboratório, em que um objeto é observado por um sujeito, realizar um estudo com o referido povo a partir de seus próprios textos. Uma categorização dos trabalhos estudados foi feita e elementos como costumes, meio ambiente e história, que norteiam os TCC’s, são considerados como fundamentais para a existência e resistência desse povo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectGestão de documentospt_BR
dc.subjectFormação intercultural de educadores indígenaspt_BR
dc.subjectPovo Xakriabápt_BR
dc.titleGestão acadêmica e de documentos: o estado da arte da produção Xakriabá na FIEI/FaE-UFMG entre 2016 e 2019pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Maria LoureiroGIFES.pdf541.94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons