Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T17:09:25Z-
dc.date.available2021-10-13T17:09:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue39pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.issn2447-2808pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38355-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como a literatura e a leitura literária estiveram presentes no currículo de formação docente proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base em entrevistas realizadas em 2015 com formadoras, orientadoras de estudos e professoras cursistas vinculadas à UFMG, analiso os saberes acionados, as relações de poder estabelecidas e as posições de sujeito demandadas nesse currículo. Partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault, mostro como esse currículo operava com pressupostos do discurso de letramento literário, com destaque para dois elementos principais: a importância da leitura literária no currículo de formação docente e no currículo da alfabetização de crianças; e as possibilidades de articulação da literatura com outros artefatos para produzir práticas diferentes e interdisciplinares no currículo. Argumento que esse modo de narrar a literatura e a leitura literária – na medida em que articula elementos de diversos discursos – inserem as professoras em determinadas relações de poder e demandam a “posição de sujeito” professora leitora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofReunião Nacional da ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, Lutas e Resistênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.subject.otherFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleA literatura no currículo de formação de professoras no PNAICpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_34.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LITERATURA NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DO PNAIC.pdf185.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.