Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38362
Type: Tese
Title: Crenças e o processo decisório de empreendedores de negócios de impacto social: uma abordagem sob a perspectiva da biologia do conhecer
Other Titles: Beliefs and the decision-making process of social impact business entrepreneurs: an approach from the perspective of the biology of knowledge
Authors: Maria Flávia Vanucci de Moraes
First Advisor: Monica Erichsen Nassif
First Referee: Gregorio Jean Varvakis Rados
Second Referee: Cláudio Paixão Anastacio de Paula
Third Referee: Rodrigo Moreno Marques
metadata.dc.contributor.referee4: Giselle Hissa Safar
Abstract: Boa parte dos estudos voltados para os decisores dedica-se a questões que visam otimizar ou possibilitar a criação de sistemas de informação para responder às demandas de informação, capacitando as organizações com estruturas informacionais eficientes no suporte às atividades gerenciais, em diferentes níveis decisórios. Em geral, priorizam investigações sobre as necessidades informacionais, modos de uso e fontes, dando pouca atenção à dimensão humana envolvida no processo decisório, especialmente em relação a aspectos comportamentais, cognitivos, simbólicos e afetivos, muitas vezes subjetivos. Em consonância com essa demanda que preza pela centralidade dos aspectos humanos, o trabalho em questão buscou compreender como o sistema de crenças se integra às competências individuais e influencia o processo de tomada de decisão de empresários decisores de negócios de impacto social (NIS) brasileiros, especialmente no que diz respeito à trajetória que antecedeu a abertura da empresa, seu desenvolvimento e gestão do negócio. Como base teórica para esta investigação, foi adotada a Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela, que procura explicar o conhecer, conceituando o conhecedor e tomando como ponto de partida sua experiência. Foram investigados também os temas relacionados às crenças, aos processos decisórios, ao contexto organizacional dos NIS e questões paradigmáticas envolvendo as mudanças comportamentais organizacionais. O trabalho proposto se configura como uma pesquisa aplicada, de caráter explicativo e abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudos de caso múltiplos, tomando como unidades de observação cinco empresários de NIS brasileiros. Como fonte de evidências foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, documentos, fotografias e vídeos disponíveis em sítios de internet e redes sociais. As análises dos resultados foram feitas com base na fenomenologia e na construção de relações entre os referenciais bibliográficos adotados e os dados coletados. Por meio dos resultados foi possível identificar que as crenças se mostraram fatores cognitivos constituídos a partir de experiências prévias, capazes de atuar e influenciar diretamente os processos de percepção e interpretação da realidade, além de gerar intenções e impulsionar a ações. Consequentemente, são determinantes nos processos decisórios, podendo estar por trás das justificativas para as tomadas de decisão dos empreendedores no âmbito individual e organizacional. Isso ressalta a noção de que não é possível para os humanos uma decisão 100% racional e livre de crenças e emoções, podendo ainda sofrer interferência de interpretações distorcidas, capazes de levar o decisor a escolhas inadequadas. As análises revelaram ainda que os empreendedores entrevistados são indivíduos questionadores; empatas; com expressivo senso de justiça; buscam significado em suas ações; são reflexivos; buscam por evolução pessoal; possuem interesses ecocêntricos no lugar de egocêntricos; buscam a transformação do sistema e manifestam sentimento de corresponsabilidade na manutenção ou na mudança do mundo em que vivem.
Abstract: A great deal of the studies focused on decision makers are concerned with issues that aim to optimize or make possible the creation of information systems to meet information demands, empowering organizations with efficient information structures to support management activities, in different levels. In general, they prioritize investigations about the information needs, use standards and sources, giving little thought to the human dimension involved in the making decision process, specially in relation to behavioural, cognitive, symbolic and emotional aspects, which are, most of times, subjective. Aligned with the demand that cherish the central role of human aspects, the current work tried to understand how the belief framework integrates to the individual capacities and affect the decision making process of entrepreneurs from the social impact businesses in Brazil, specially in regards to the background prior to the start of the business, its development and operation management. The theoretical basis for this investigation was the Biology of Cognition, from Maturana & Varela, that tries to explain the knowledge by explaining the cognizant, and having his experience as the starting point. It was also investigated the themes related to beliefs, decision making processes, organizational contexts of social impact business and paradigmatic issues involving organizational comportamental changing processes. The proposed work is configured as a applied research, of explanatory nature and qualitative approach, developed using multiple study cases, having as observation unities five brazilian social impact business entrepreneurs. As sources of evidence, it was used semi-structured interviews, documents, photographs and videos available in internet sites and social media aplications. The analysis of results were done based on phenomenology, and in the construction of relationships between the bibliographic references used and the data that was collected. As a result, it was possible to identify that beliefs appear as cognitive factors build from previous experiences, capable of act and influence directly the processes of perception and interpretation of reality, and also to result in intentions and trigger actions. Therefore, they are determinants in decision making processes, probably being behind the justification for the decision making of entrepreneurs in an individual and organizational levels. This points out to the notion that is not possible to humans a 100% rational and free of beliefs and emotions choice. Disfunctional beliefs can lead to distorted interpretations and, thus, the decision maker to inadequate decisions. The analysis revealed, furthermore, that the entrepreneurs interviewed are questioning, empathetic individuals; with significant sense of justice, who seek significance for their actions; are reflective; aim for individual development, have ecocentric interests as oppose to egocentric; look for the transformation of the system and manifest emotions of co-responsibility in the maintenance or transformation of the world they live in.
Subject: Ciência da informação
Processo decisório
Comportamento humano
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38362
Issue Date: 19-May-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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