Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38384
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T19:01:07Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T19:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.citation.issue | 2; 6; 5 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38384 | - |
dc.description.resumo | Essa comunicação foi baseada no trabalho de pesquisa realizado no meu processo de doutoramento em Educação, na linha de História da Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual estudei as Bandas de Música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto, em Minas Gerais, no século XIX. Na busca pelas fontes para tal estudo, diversos arquivos foram visitados e diversos tipos de fontes foram analisados. Inúmeros “documentos musicais” como partituras, partes de obras musicais destinadas a bandas (dobrados, marchas, valsas, entre outros estilos), métodos teóricos de ensino de música; método de solfejo para meninos e escola primária; métodos para instrumentos musicais; catálogo de venda de instrumentos musicais; impressos musicais; manuscritos musicais e livros litúrgicos antigos, instrumentos são alguns exemplos.Outros documentos, de ordens diversas, também foram muito importantes para a realização deste estudo. Fontes sobre irmandades religiosas, sobre as instituições formais de ensino e também sobre as instituições militares tiveram papel fundamental para o entendimento do cenário musical. Também, foram estudados documentos encontrados nas sedes das bandas de música do século XIX, como estatutos, livros de caixa, etc. Relatos de viajantes; jornais; almanaques; legislações (portuguesa, brasileira e mineira); iconografias e estudos censitários também fizeram parte do leque de fontes trabalhadas. Portanto, diversos tipos de fontes foram necessários para a (re)construção do mosaico sonoro de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX. Fontes tradicionais se juntaram à outros tipos de fontes “musicais”, ainda pouco exploradas pelos historiadores, para se fazer escutar a música local naquele período. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Internacional História e Parcerias, Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História e Jornada do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vila Rica | pt_BR |
dc.subject | Música - História | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Bandas (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Ouro Preto (MG) | pt_BR |
dc.title | História e música: o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização de pesquisas históricas da música | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org/resources/anais/11/hep2019/1563978910_ARQUIVO_937cb95c212c8bbb1c78f70bef006ed6.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
História e Música o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização....pdf | 279.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.