Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38391
Type: Dissertação
Title: Energizando: um jogo role-playing game (RPG) para abordagem do tema energia nos anos finais do ensino fundamental
Other Titles: Energizing: a role-playing game (RPG) to approach energy as a theme on the final years of elementary school
Authors: Raquel Gonçalves de Sousa
First Advisor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
First Referee: Eliane Ferreira de Sá
Second Referee: Márlon Hérbert Flora Barbosa Soares
Third Referee: Geide Rosa Coelho
Abstract: O presente estudo analisou o arranjo de componentes humanos e materiais mobilizados durante o desenvolvimento do jogo pedagógico “Energizando”, um recurso educacional elaborado para o ensino de ciências nos anos finais do fundamental. Uma concepção importante que influenciou a escolha da temática “energia” foi o fato dessa se encontrar na natureza como parte de um sistema o que demanda uma visão de processos, tanto por parte dos professores(as), quanto dos(as) estudantes. O principal referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Ator Rede (TAR) proposta por Bruno Latour e colaboradores que apresenta uma compreensão que pretende resgatar o significado original da palavra “social” como associação. A abordagem teórica Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) também foi acessada como fundamentação. Os dados para o presente estudo foram obtidos pelos registros realizados durante algumas aulas no mestrado profissional, nas quais, aconteceram apresentações relativas ao projeto e também, por meio, de anotações da própria pesquisadora, algumas em decorrência de sugestões advindas do orientador. A análise textual do roteiro do jogo foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Nesse sentido, a discussão dos resultados abrangeu duas perspectivas: primeiramente a análise da rede sociotécnica mobilizada no mestrado profissional e posteriormente a rede do roteiro criado para o jogo. Na rede sociotécnica mobilizada inicialmente para se pensar sobre o desenvolvimento do produto, notou-se a atuação de materiais como slides para apresentação e planilhas do comitê de ética da pesquisa, além de mestrandas (os) e professoras (es) do programa, elementos que promoveram novas associações. Mediadores que alteraram, por exemplo, o nome inicial do jogo e também incluíram saberes antes não previstos para a história do jogo, nessa etapa emergiram também algumas translações de interesse. Ao seguirmos as associações presentes no roteiro do jogo evidenciaram-se aspectos como: a potencialidade do território “parque de diversões”, a presença no território “escola” de exemplos canônicos do ensino de ciências, o acesso a conhecimentos químicos e saberes históricos no território “siderúrgica” e a presença de elementos da história das ciências no território “universidade”. As análises confirmaram ainda que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso pedagógico importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.
Abstract: The following study analyzed the arrangement of human components and materials engaged during the development of the pedagogical game “Energizing”, an educational resource drawn to teach Science through the final years of elementary school. An important concept that influenced the choice of “energy” as the theme was the fact that it is found in nature as a part of a system that demands a visualization of processes, both by teachers and students. The main theoretical-methodological reference in place is the Actor-Network Theory (ANT), proposed by Bruno Latour and associates that presents a comprehension that intends to recover the meaning of the word “social” as an association. The theoretical approach of Science, Technology, Society and Environment (CTSA) was also accessed as a theoretical foundation. The data for the following study were obtained by the reports made during some classes on the professional master's degree, in which happened some presentations related to the project, and also, through notes made by the researcher herself, some due to suggestions from the guidance counselor. The text analysis of the game’s script was made with the support of the software Iramuteq through the generation of similarity trees, which provided the tracing of interactions between the different elements used in the narrative. In this regard, the discussion of results covered two perspectives: firstly, the analysis of the socio-technical network engaged on the professional master’s degree and later the network of the script created for the game. On the socio-technical network initially used to think about the product’s development, the application of materials such as slides for presentations and spreadsheets from the research ethics committee became noticed, apart from master’s students and teachers from the program, elements that arranged new associations. Mediators that alternate, for example, the initial name of the game also included knowledge that was not foreseen for the game’s story, have brought, at this point, some interest traverses. As we follow through, the associations present on the game’s script evidenced aspects such as the potential of the “amusement park” territory, the presence of canonic examples of the teaching of sciences on the “school” territory, the access to chemical and historical knowledge on the “steel industry” territory and the presence of science history on the “university” territory. The analysis confirms still that the concept of energy has been present on the socio-technical network weaved on the text as a balancing process and showed that the game can be an important pedagogical resource for the learning of one of the most important themes for Sciences teaching.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental) -- Métodos de ensino
Jogos educativos
Teoria ator-rede
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38391
Issue Date: 29-Apr-2021
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