Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38416
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Polêmicas em Ciências Humanas: estratégias de trabalho para reeducação das relações étnico-raciais com crianças pequenas |
Authors: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
Abstract: | A ciência historicamente sempre foi utilizada como um discurso objetivo da verdade, que se por um lado propiciou os diversos avanços e melhorias na qualidade de vida que hoje somos testemunhas, por outro, no entanto, ela justificou diversas atrocidades, sendo um caso notório as ações praticadas contra a população negra. Essa temática é polêmica e desafiadora, sendo sua abordagem necessária não apenas para se refletir sobre os direcionamentos da atual ciência, mas para promover uma educação para as relações étnico-raciais, desde a infância. No Brasil, a naturalização do preconceito e da discriminação racial contribui muitas vezes para a invisibilidade da violência exercida sobre a população negra. Isso acontece em decorrência do mito da democracia racial em certos aspectos funcionar como um véu sobre a questão racial, auxiliando no mascaramento da realidade. Mesmo com o fim do mito, ao se provar através de estudos das relações sociais, a existência de desigualdades em todos os setores marcadamente raciais, parece que o mito continua operando, produzindo até hoje a ideia de uma sociedade de iguais oportunidades, sem distinção de cor. Na educação, pesquisas sobre as relações raciais têm demonstrado integrantes do contexto escolar, muitas vezes negando a existência de atitudes discriminatórias, evidenciando ausência de percepção dos conflitos raciais. Assim, os estudos sobre preconceito e discriminação racial na educação têm revelado problemáticas de um cotidiano em que o racismo está presente, evidenciado de forma explícita e implícita, naturalizada ou sutil, estruturando um quadro social que privilegia a cultura branca, a partir de várias formas de veiculação de estereótipos negativos em relação à cor/raça dos alunos negros. |
Subject: | Educação Ciências sociais Relações raciais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38416 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1f4pRcOkA5TWlndiwDR8ZCgZmLeFxBqsP/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Polêmicas em Ciências Humanas_estratégias de trabalho parareeducação das relações étnico-raciais com crianças pequenas.pdf | 222.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.