Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38467
Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de negócios para estudo de viabilidade de implantação de um restaurante português na cidade de Lagoa Santa-MG
Authors: Sérgio de Oliveira Costa
First Advisor: Mário Márcio Machado da Silva
First Referee: João da Silva Ferrão
Second Referee: João Gilberto de Andrade
Third Referee: Mônica Vallone Espósito Marchi
Abstract: Este trabalho teve como principal objetivo a análise da viabilidade econômica e mercadológica, por meio de um plano de negócios, da abertura de um restaurante típico português que ofertará comida típica portuguesa. Como objetivos secundários, analisou-se o mercado consumidor e a concorrência do setor. Tal análise foi fundamental para a elaboração dos objetivos secundários aqui alcançados, ou seja, a elaboração do plano de negócios composto por um plano de marketing, um plano financeiro e, ainda, a análise da viabilidade econômico-financeira do negócio. Uma vez que o plano de negócios é o documento onde se descreve o negócio e contém as informações necessárias para se avaliar a viabilidade de implementação do empreendimento, neste estudo, ele foi elaborado de maneira minuciosa, para abranger toda estrutura recomendada para elaboração do mesmo, e permitiu identificar a viabilidade do negócio perante o mercado consumidor, concorrentes, o retorno financeiro e à projeção estimada para alcançar os objetivos que aqui são propostos. Para tal, realizou-se uma minuciosa revisão na literatura acerca dos os conceitos teóricos sobre empreendedorismo e plano de negócios, sendo estes conceitos estudados e utilizados para a elaboração do presente trabalho. Além disso, para se analisar a demanda e o perfil dos consumidores, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de questionários para 230 indivíduos da cidade de Lagoa Santa – MG.
Abstract: The Business Plan is an integral part of the learning process activities in the Specialization Course in Strategic Management, coordinated by the Federal University of Minas Gerais. This work had as Main Objective the analysis of economic and market viability, through a business plan, for the opening of a typical Portuguese restaurant, which will offer typical Portuguese food. As secondary objectives, the consumer market and the sector's competition were analyzed. Such analysis was fundamental for the elaboration of the secondary objectives reached here, that is, the elaboration of the business plan composed by a marketing plan, a financial plan and, still, the analysis of the economic-financial viability of the business. Since the business plan is the document that describes the business and contains the information necessary to assess the feasibility of implementing the project, in this study, it was. It was carefully elaborated to cover all the recommended structure for its elaboration, and allowed to identify the viability of the business before the consumer market, competitors, the financial return and the estimated projection to achieve the objectives proposed here. To this end, there was a thorough literature review about the theoretical concepts of entrepreneurship and business plan, and these concepts were studied and used for the preparation of this work. In addition to analyzing the demand and the profile of consumers, a quantitative survey was carried out by applying questionnaires to 230 individuals in the city of Lagoa Santa - MG.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38467
Issue Date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



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